Geral
Instabilidade segue sobre o estado e acende alerta para novos estragos

Instabilidade segue sobre o estado e acende alerta para novos estragos

Nas últimas 72 horas, o acumulado de chuva já ultrapassou os 200 mm em alguns pontos da região litorânea do estado.

Rafael Nascimento - terça-feira, 29 de novembro de 2022 - 09:56

O tempo segue instável sobre o Paraná nesta terça-feira (29), com chuva forte prevista especialmente entre a Serra do Mar e o Litoral do estado. O cenário acende o alerta para alagamentos e novos deslizamentos de terra, de acordo com o Simepar.

“O risco de transtornos à população continua alto, o que requer atenção neste período de instabilidade”, aponta a meteorologista Lidia Luisa Mota.

Mais de 150 mm foram registrados na Serra do Mar entre sábado (27) e segunda-feira (29). Nas últimas 72h o acumulado já ultrapassou os 200 mm em alguns pontos da região litorânea, conforme o Sistema.

A chuvarada encharcou o solo e fez com que deslizamentos fossem registrados em diversas rodovias paranaenses a partir da noite de ontem. O mais grave deles ocorreu na BR-376, em Guaratuba, onde as camadas de lama arrastaram ao menos cinco caminhões e 10 veículos para fora da pista. Uma pessoa morreu.

A madrugada seguiu com chuvas significativas entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral paranaense. Em Guaraqueçaba, algumas comunidades estão debaixo d’água e sem luz. Rios que cortam o município subiram de nível e impedem o deslocamento por estradas. A água subiu rapidamente também em Morretes e Matinhos, onde há pontos de alagamentos.

Foto: Divulgação/Simepar

“As chuvas ainda podem ser volumosas até amanhã entre a Serra do Mar e o Litoral. Posteriormente, esse cenário perde força. Os primeiros dias de dezembro terão chuvas preferencialmente a partir da tarde, pois o tempo vai seguir abafado”, aponta o Simepar.

No interior o tempo está estável, com variação de nuvens nos Campos Gerais.

Compartilhe