Geral
Instabilidade e risco de temporais aumentam no Paraná a partir de hoje; previsão

Instabilidade e risco de temporais aumentam no Paraná a partir de hoje; previsão

Até o próximo sábado (7), o acumulado de chuvas pode chegar a 240 mm em algumas cidades paranaenses, aponta o Simepar.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 4 de outubro de 2023 - 07:43

O tempo permanece instável no Paraná nesta quarta-feira (4), com possibilidade de chuva forte e risco elevado de temporais em diversos setores do Estado. O alerta é do Simepar e vale também para os próximos dias, com grandes volumes de chuva previstos.

Pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de ventos moderados a fortes foram registradas na metade sul do Estado já na madrugada. A previsão aponta chove forte em muitas cidades paranaenses ao longo do dia, com um acumulado que pode passar dos 100 mm nas áreas Sudoeste, Sul e Central do Estado.

“A situação é de tempo bastante instável sobre o Paraná nos próximos dias. A tendência é de termos uma chuva bastante expressiva em muitas regiões paranaenses, especialmente na metade Sul do Estado”, aponta o meteorologista Lizandro Jacóbsen.

Fonte: Simepar

A instabilidade que predomina sobre o Estado ocorre por conta de uma frente fria que se desloca pelo Sul do país. As temperaturas seguem elevadas, com condição de abafamento, principalmente nos setores mais ao Norte e Noroeste, com os termômetros alcançando os 35ºC.

Na Capital, o dia amanheceu com 17ºC, e a temperatura deve alcançar os 27ºC à tarde. A chuva começou a cair em diversos bairros da cidade por volta das 8h. A Defesa Civil municipal emitiu um alerta para a possibilidade de tempestades, com raios e ventos fortes. Também há possibilidade de queda de granizo em Curitiba nesta quarta-feira.

O acumulado de chuva previsto para hoje é de 33,3 mm, com rajadas de vento que podem alcançar os 50 km/h. Até sábado, são esperados 141,7 mm de chuva em Curitiba.

Chuva forte pode causar estragos no Paraná

Até o próximo sábado (7), o acumulado de chuvas pode chegar a 240 mm em algumas cidades paranaenses. Segundo o Simepar, a quantidade de chuva expressiva pode ocasionar transtornos à população, como enchentes, alagamentos e enxurradas rápidas, em Curitiba e cidades do interior.

“Nos próximos dias a chuva aumenta nas porções Leste e Norte. A chuva até dá uma trégua na sexta-feira, mas volta com força no sábado. E essa chuva de sábado deve ser mais volumosa e trazer mais problemas, com acumulados que ultrapassam os 200 mm em muitas cidades”, completa Jacóbsen.

Foto: Divulgação/Simepar

Os alertas do Simepar são reemitidos à população pela Defesa Civil Estadual, que monitora o risco de temporais nos próximos dias no Estado.

Compartilhe