Geral
Inscrições para o Encceja 2022 estão abertas

Inscrições para o Encceja 2022 estão abertas

O Encceja é direcionado para estudantes que não concluíram os estudos em idade apropriada

Conteúdo patrocinado - quinta-feira, 26 de maio de 2022 - 15:15

Após a divulgação do edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022, é chegado o momento das inscrições. Desde terça-feira (24) os estudantes interessados em participar das provas do Encceja poderão se inscrever. As inscrições devem seguir até o dia 4 de junho.

O exame é direcionado para estudantes que não concluíram os estudos no ensino fundamental e médio em idade apropriada e desejam obter o certificado de conclusão. O Encceja tem o objetivo de aferir as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos para medir se estão aptos ou não para obter os diplomas nesses cursos.

Para se inscrever, o estudante precisa ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 28 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal. Na edição deste ano, não haverá necessidade de justificativa de ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020. Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente.

De acordo com o Inep, a medida foi tomada tendo em vista o contexto da pandemia de covid-19 que envolveu a realização da última edição. Apesar disso, se quiser fazer nova inscrição na próxima edição do exame, o participante que não comparecer à aplicação de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja 2022 deverá justificar a ausência.

Para os estudantes que desejam se preparar para a prova, no site do Ministério da Educação (MEC) é possível encontrar materiais de estudos, provas, gabaritos e resultados das últimas edições. Além disso, diversos conteúdos podem ser encontrados na internet, como no site do Educa Mais Brasil, que tem diversas abas com materiais e conteúdos gratuitos que ajudam estudantes na hora dos estudos.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe