Geral
Idosos têm a saúde mais afetada pela onda de calor

Idosos têm a saúde mais afetada pela onda de calor

Com o envelhecimento, o sistema de regulação da temperatura corporal enfraquece e se torna mais sensível às variações do clima

Larissa Biscaia - BandNews FM Curitiba - quarta-feira, 20 de setembro de 2023 - 12:29

A forte onda de calor leva os termômetros para além dos trinta graus em todo o Paraná. Neste cenário, a população deve ter cuidado, em especial com os idosos. 

Com o envelhecimento, o sistema de regulação da temperatura corporal enfraquece e se torna mais sensível às variações do clima. Outro ponto de atenção é quanto à noção de hidratação. 

“A primeira condição que muda no envelhecimento no nosso corpo é a sede. Quando a gente é jovem, e o nosso corpo está com pouco líquido, nossos barorreceptores avisam nosso cérebro de que tem pouco  líquido dentro dos vasos sanguíneos e precisa aumentar essa demanda. No idoso, esse aviso ocorre em menor intensidade, ele sente menos sede e continua precisando de líquido. Aí a gente começa a ter um dos grandes problemas no envelhecimento que é ingerir pouco líquido, porque sente pouca sede e pode ficar até desidratado”, explica a médica geriatra e professora universitária, Uiara Ribeiro. 

O aumento de suor e a pressão baixa são dois sinais de alerta para a desidratação. O próximo sintoma é a confusão mental. Para os diabéticos e hipertensos, o cuidado deve ser dobrado. 

“As pessoas que são hipertensas e já tomam medicamentos para baixar a pressão ou baixar os batimentos cardíacos, e ficam com a pressão mais baixa por conta da desidratação,  não vão conseguir compensar a necessidade de melhorar a pressão, porque já está bloqueado por conta do medicamento.  Ao ocorrer uma queda de pressão por causa do calor, essa queda pode ser intensificada pela questão da hipertensão”, alerta a médica geriatra. 

A regra é carregar uma garrafa de água e manter a hidratação ao longo do dia. Os sucos naturais, os chás e a água de coco são recomendados também. Já os líquidos industrializados colaboram para a desidratação por terem uma quantidade alta de sódio. 

Compartilhe