Ricardo Marajó/SMCS

Holocausto: museu de Curitiba promove evento em memória das vítimas de Auschwitz

O Museu do Holocausto, em Curitiba, promove um evento nesta terça-feira (28) em alusão ao Dia Internacional em Memória d..

O Museu do Holocausto, em Curitiba, promove um evento nesta terça-feira (28) em alusão ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Desde 2005, o dia 27 de janeiro é marcado pelas histórias da perseguição. A data também marca o aniversário de libertação do principal campo de concentração nazista: Auschwitz-Birkenau. Relembrar os horrores do anti-semitismo promovido pelo regime nazista é uma forma de evitar que a história se repita. Nesta data, são levantadas bandeiras como We Remember (Nós Lembramos) e Never Again (Nunca Mais).

O Holocausto promovido por Adolf Hitler levou ao genocídio de 6 milhões de pessoas entre 1933 e 1945. O povo judeu foi a principal vítima. Conforme estimativas, dois terços dos judeus que residiam na Europa foram mortos. Além disso, o programa de extermínio da Alemanha Nazista também caçou deficientes, negros, ciganos, homossexuais e comunistas.

Em Curitiba, um ato solene em alusão ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro) vai reunir sobreviventes do genocídio nesta terça-feira (28). Além disso, estarão presentes familiares, religiosos e líderes políticos. O evento começa às 17h, com uma visita ao Museu do Holocausto. Às 17h30, terá início uma cerimônia na Sinagoga Beit Yaacov. Assim, seis velas serão acesas em homenagem às 6 milhões de vítimas judias.

“Trabalhando o Holocausto de forma universalizada, é possível transmitir essa tragédia e aproximá-las dos dias atuais. Seres humanos perseguiram, discriminaram e assassinaram milhões de outros seres humanos”, explicou o coordenador-geral do Museu do Holocausto, Carlos Reiss.

 auschwitz, 27 de janeiro, campo de concentração nazista, dia 27 de janeiro, campo de concentração auschwitz, auschwitz-birkenau, campo de concentração de auschwitz, dia do holocausto, libertação de auschwitz, we remember, 27 de janeiro holocausto, auschwitz fotos, dia internacional em memória das vítimas do holocausto, campo de auschwitz, anti-semitismo, auschwitz birkenau, dia internacional da lembrança do holocausto, vitimas do holocausto, birkenau, elie wiesel, dia internacional do holocausto, filmes sobre holocausto, never again, Auschwitz-Birkenau foi o principal campo de concentração nazista durante o Holocausta (Arquivo/Wikimedia Commons)

MUSEU DO HOLOCAUSTO: MEMÓRIA DE AUSCHWITZ-BIRKENAU

O ato em alusão ao Dia Internacional da Lembrança do Holocausto é promovido pela Federação Israelita do Paraná, a Comunidade Israelita do Paraná (Kehilá do Paraná), a B’nai B’rith e o Museu do Holocausto de Curitiba.

O evento promovido nesta terça-feira é um dos exemplos das ações promovidas pelo Museu do Holocausto de Curitiba. A instituição é a única do País a reunir em um mesmo espaço os eixos da educação, história, memória e pesquisa sobre o Shoá e os campos de concentração nazista.

De acordo com o museu, além de narrar os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, o local também é um espaço de luta contra a intolerância. Bandeiras como We Remember e Never Again destacam a luta contra o ódio, o racismo, o bullying e as demais formas de preconceito.

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi instituído pela ONU em 2005. Além disso, a data marca o aniversário da libertação do principal campo de concentração nazista: Auschwitz-Birkenau.