Geral
Hemepar tem programação especial de doação de sangue no Carnaval
Foto: Divulgação/Sesa

Hemepar tem programação especial de doação de sangue no Carnaval

Os homens podem doar sangue a cada dois meses, em quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano.

Redação - segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023 - 11:51

O Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) está recebendo doações em todo o Estado durante a semana de Carnaval. Com funcionamento em horários distintos por conta das festividades, a rede reforçou a urgência para a doação de sangue, em especial do tipo O- e A-, que historicamente costumam ter maior demanda.

“Para além das comemorações, esta semana é uma ótima oportunidade para demonstrar compaixão com o próximo, especialmente quando este ato pode salvar até quatro vidas. O sangue é um elemento muito especial, considerando que não possui substituto. E por isso é sempre importante reforçar que toda doação é muito bem vinda”, comentou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Para a diretora do Centro, Liana Andrade Labres de Souza, períodos de longas festividades tendem a aumentar a necessidade do uso de sangue armazenado e podem criar uma situação de desabastecimento caso a demanda não seja compatível com o número de doações.

“Este é um período em que notamos um fluxo de viagens e realizações turísticas acima da média, o que nos alerta para a possibilidade de maior demanda dos bancos de sangue. E essa é uma operação que somente pode ser efetiva quando munimos a população da consciência pela doação”, reforçou.

Os homens podem doar sangue a cada dois meses, em quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. 

Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio), após isso, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, também é importante ressaltar a validade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.

O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.

Como doar sangue no Estado

Para se tornar doador de sangue no Paraná é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal. 

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.

Os doadores maiores de 59 anos devem, preferencialmente, permanecer em casa durante a pandemia. 

A doação pode ser agendada.

Confira a programação das principais unidades de coleta de sangue no Estado no feriado de Carnaval:

Apucarana – aberto todos os dias.

Paranaguá –  fechado somente no dia 20.

Curitiba – Hemepar – aberto todos os dias.

Curitiba – Biobanco – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Ponta Grossa –  fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Irati –  fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Guarapuava – aberto todos os dias.

União da Vitória – aberto durante o período da tarde no dia 20. Fechado no dia 21.

Pato Branco – fechado somente no dia 21.

Francisco Beltrão – fechado somente no dia 21.

Foz do Iguaçu – fechado somente no dia 21.

Cascavel – aberto todos os dias.

Campo Mourão – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Umuarama –  fechado somente no dia 21.

Cianorte – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Paranavaí – fechado somente no dia 20.

Maringá – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Londrina – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Cornélio Procópio – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Jacarezinho – fechado nos dias 20 e 21..

Toledo – fechado nos dias 20 e 21.

Telêmaco Borba – fechado nos dias 20 e 21

Compartilhe