Geral
Hemepar reforça importância da doação de sangue nos feriados

Hemepar reforça importância da doação de sangue nos feriados

As doações podem ser agendadas em Curitiba e outras 21 cidades que contemplam a hemorrede; o tipo sanguíneo de maior urgência na rede é o O-.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 5 de abril de 2023 - 08:17

O Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) reforça a importância da doação de sangue no Estado com a proximidade do feriado de Páscoa. As doações podem ser agendadas em Curitiba e outras 21 cidades que contemplam a hemorrede.

De acordo com a diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, o tipo sanguíneo de maior urgência na rede é o O- (também conhecido como doador universal). 

“O agendamento da doação é fundamental para dar mais viabilidade a todo o processo de coleta, uma vez que facilita à hemorrede encontrar tipos sanguíneos específicos que possam estar em estoque crítico”, explica.

Durante a Sexta-feira Santa, todas as unidades do hemocentro estarão fechadas para a coleta. Já no sábado, o atendimento acontece normalmente nos seguintes núcleos:

  • Curitiba (Biobanco), Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Como funciona e quem pode doar sangue no Paraná

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado, e evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.

É necessário, ainda, apresentar documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.

Os homens podem doar a cada dois meses, em quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.

Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes: plasma, hemácias, plaquetas e crio.

Na sequência, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, também é importante ressaltar a necessidade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.

O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. O Centro é uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemocomponentes do Estado graças às doações dos voluntários.

Compartilhe