Geral
Greve dos Aeronautas pode atrasar voos no Aeroporto de Curitiba

Greve dos Aeronautas pode atrasar voos no Aeroporto de Curitiba

O aeroporto Afonso Pena não está na rota da greve nacional dos aeroportos, mas o terminal deve ser afetado indiretamente

Redação - domingo, 18 de dezembro de 2022 - 19:00

Aeronautas e aeroviários de Curitiba não devem cruzar os braços, mas a greve nacional da categoria, que começa nesta segunda-feira (19), deve afetar o funcionamento do Aeroporto Internacional Afonso Pena.

A paralisação será das 6h às 8h e está prevista para ocorrer nos terminais de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza. A orientação do sindicato é que os tripulantes cumpram a jornada de trabalho normalmente, mas não realizem decolagens durante o horário de greve. Por isso, atrasos ou cancelamentos são esperados.

Os aeronautas reclamam de más condições de trabalho e remuneração. Neste final de semana, em audiência virtual, a categoria rejeitou com 76% dos votos a proposta apresentada pelo vice-presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho).

O ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que faz a intermediação da negociação, ofereceu um aumento real de 0,5% nos salários, além da reposição integral da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Contrariando uma ação do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, o TRT reconheceu a legitimidade da greve dos aeronautas. Uma liminar publicada na última sexta-feira (16) pela ministra Maria Cristina Peduzzi determinou a garantia de pelo menos 90% da força de trabalho durante a paralisação.

Compartilhe