Geral
Frente fria muda o tempo e traz instabilidade ao Paraná

Frente fria muda o tempo e traz instabilidade ao Paraná

Desde ontem (11), o tempo aberto e seco que marcou o feriado prolongado de Corpus Christi deu lugar à chuva e o frio.

Guilherme Grandi - segunda-feira, 12 de junho de 2023 - 08:26

Uma frente fria muda bruscamente o tempo no Paraná neste início de semana. Desde ontem (11), o tempo aberto e seco que marcou o feriado prolongado de Corpus Christi deu lugar à chuva e o frio. Grandes volumes de chuva estão previstos para hoje (12), segundo o Simepar.

Em Curitiba, os termômetros marcavam 13º C por volta das 8h. As temperaturas variam pouco ao longo do dia, com máxima prevista de apenas 15º C, e caem no início da noite para 9º C. A Capital deve ter um acumulado de 25,6 mm de chuva nesta segunda-feira, ainda conforme o Simepar.

A mudança drástica no tempo fez com que o órgão emitisse um alerta meteorológico de chuvas significativas e risco de deslizamentos na Serra do Mar.

A área Leste do Paraná, entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, deve registrar os maiores acumulados de chuva, com precipitação prevista entre 80 e 150 mm. Nas regiões Sul, Central e Campos Gerais, os acumulados podem variar entre 80 e 100 mm.

“Ao longo do dia, não se descarta temporal localizado entre as faixas norte e leste do Estado. No entanto, o destaque mesmo são os acumulados em algumas áreas do leste, como RMC e Litoral. Outra situação que vai impactar bastante são temperaturas mais baixas e elevação lenta ao longo do dia, por conta da chuva e nebulosidade”, destaca o Simepar.

O aviso meteorológico, válido ao menos até a próxima quinta-feira (15), reforça ainda a possibilidade de inundações e alagamentos, além de deslizamentos localizados na Serra do Mar.

A instabilidade segue nesta terça-feira (13) e chove a qualquer hora do dia. Na maioria das regiões do Estado ocorrem pancadas de chuva intermitentes. Como o sol quase não aparece em muitas cidades, as temperaturas apresentam pouca oscilação ao longo do dia, e a sensação de frio aumenta.

Compartilhe