Geral
Ferry Boat de Guaratuba: Governo publica novo edital para a travessia

Ferry Boat de Guaratuba: Governo publica novo edital para a travessia

Atualmente, o serviço é operado por meio de um contrato emergencial; novo contrato terá duração de 25 meses, até o fim da construção da Ponte de Guaratuba.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 5 de maio de 2023 - 07:45

O Ferry Boat de Guaratuba, no Litoral do Estado, terá uma nova licitação para o serviço público de travessia. O novo contrato terá duração de 25 meses, até a conclusão da construção da Ponte de Guaratuba, que será a solução definitiva para o tráfego entre o município e Matinhos.

De acordo com estudos técnicos e com base em dados históricos, o volume anual médio de tráfego da travessia da Baía de Guaratuba é de 1.359.990 veículos, incluindo pagantes e usuários isentos.

O edital para a contratação da nova empresa que irá operar o Ferry Boat foi publicado nesta semana pela Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística. Atualmente, o serviço é operado por meio de um contrato emergencial com a empresa Internacional Marítima.

O primeiro contrato emergencial foi firmado em fevereiro do ano passado, em meio ao caos na travessia aos usuários, que incluía longas filas e balsas à deriva, e tinha duração prevista para seis meses. À época, o Governo do Estado rompeu o contrato com a empresa anterior que prestava o serviço e aplicou 141 autos de infração pelo mau atendimento. O vínculo vigente com a Internacional Marítima foi renovado em agosto, e tem validade de mais três meses.

“A contratação emergencial realizada no ano passado atingiu o seu propósito, e atualmente temos uma travessia com filas pequenas e embarcações em excelentes condições de conservação”, diz o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Fernando Furiatti. “Agora estamos no momento de fazer uma contratação, por meio de processo licitatório, capaz de manter e melhorar a prestação de serviços pelos próximos dois anos, até a conclusão da nova ponte de Guaratuba”, completa.

Licitação do Ferry Boat de Guaratuba

A nova licitação visa substituir o contrato atual para o atendimento no Ferry Boat durante andamento a obra da Ponte de Guaratuba, que irá encerrar definitivamente a necessidade de embarcações para a travessia.

A licença ambiental do empreendimento, aguardado pela população paranaense há décadas, foi concedida pelo Instituto Água e Terra (IAT) ao Executivo na última semana.

O edital do ferry de Guaratuba acontece na modalidade Concorrência Pública com disputa de preços, marcada para o dia 23 de maio às 14h, e prevê serviços e aquisição de materiais para manutenção das embarcações e flutuantes de propriedade do Governo do Estado.

Ainda conforme o texto, também está prevista a disponibilização de até outros três conjuntos de balsa + rebocador (ou ferry boats, além dos três que já estão disponíveis) com capacidade de transporte simultâneo somada de 180 veículos de passeio, estrutura flutuante para manutenção, rebocador para apoio operacional, painel de mensagens variáveis em LED, guindaste móvel sobre pneus, fornecimento de combustível, contratação de toda a mão de obra necessária para a operação, serviços de mergulho e aquisição de demais materiais para serviços correlatos à travessia, entre outros.

O valor máximo da licitação é de R$ 132.198.011,44, calculado com base nos custos da prestação de serviços e fornecimentos de produtos.

Compartilhe