Geral
Explosão em Palotina: número de mortos sobe para oito; 11 feridos

Explosão em Palotina: número de mortos sobe para oito; 11 feridos

O Governo do Estado determinou uma força-tarefa para dar celeridade ao atendimento às vítimas; uma pessoa segue desaparecida após a forte explosão.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 27 de julho de 2023 - 07:22

Subiu para oito o número de trabalhadores mortos na explosão em uma cooperativa agrícola em Palotina, no Oeste do Paraná. Os dados foram atualizados pelo Corpo de Bombeiros na madrugada desta quinta-feira (27), conforme o avanço das buscas, que seguem ininterruptamente desde a tarde de ontem (26).

Ainda conforme os Bombeiros, 11 pessoas ficaram feridas – a maioria delas em estado grave. Um trabalhador segue desaparecido.

O Governo do Estado determinou uma força-tarefa para dar celeridade ao atendimento às vítimas.

Durante a madrugada, cinco corpos foram encontrados pelas equipes de resgate em meio aos escombros, elevando o total de mortos para sete. A oitava morte ocorreu em um hospital de Cascavel e foi confirmada pelo Governo.

Ainda nas últimas horas, uma pessoa foi resgatada com vida e socorrida em estado grave

A regulação médica de urgências do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) encaminhou 11 vítimas para hospitais de Palotina, Cascavel e Curitiba. Alguns dos trabalhadores que sofreram ferimentos graves estão internados em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A prefeitura de Palotina mobilizou todo o efetivo municipal de equipes da Saúde e Defesa Civil para auxiliar no atendimento às vítimas. À eles, se uniram dezenas de bombeiros destacados de outras localidades e que atuam na operação de resgate na cooperativa. 

Um total de 11 viaturas e 35 militares foram deslocados para o atendimento à ocorrência ainda ontem, além de ambulâncias do Siate e Samu.

Dois voos com aeronaves da Casa Militar do Paraná também partiram de Curitiba para Palotina, transportando 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação. Dois cães também seguiram nesses voos.

O Corpo de Bombeiros segue trabalhando em busca pela vítima desaparecida na manhã desta quinta-feira (27).

Todos os corpos resgatados no local onde ocorreu a explosão foram encaminhados à Polícia Científica para identificação. Três das vítimas fatais deram entrada no Instituto Médico Legal (IML) de Cascavel no início da manhã de hoje.

Série de explosões deixam mortos e feridos na cooperativa C. Vale

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos cinco explosões em série foram registradas na cooperativa C. Vale, em Palotina, no Oeste do Estado, na tarde desta quarta-feira (26).

Quatro silos do complexo agrícola foram danificados. Pessoas que estavam a cerca de 10 quilômetros de distância relataram ter ouvido as explosões

Quem estava mais próximo também sofreu com a onda de choque causada pelo deslocamento do ar. Vidraças foram quebradas e rachaduras foram causadas pela força dos estrondos.

As explosões registradas na cooperativa agroindustrial C.Vale, em Palotina, aconteceram numa caldeira. A informação foi confirmada pelo Sindicato Rural de Palotina

A cooperativa agrícola C. Vale é uma das maiores do país, com forte atuação no Paraná e em outros estados. Por meio de nota, A companhia disse que a explosão foi registrada na unidade central de recebimentos de grãos da empresa. A cooperativa ainda diz que colabora com as autoridades.

“No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas. No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento”, diz a nota.

Compartilhe