Geral
Explosão em Palotina: Bombeiros mantêm buscas durante noite e madrugada

Explosão em Palotina: Bombeiros mantêm buscas durante noite e madrugada

Os trabalho se concentram no silo 3, que armazenava 10 mil toneladas de milho. O corpo da primeira vítima foi liberado e é velado em Palotina

Angelo Sfair - quinta-feira, 27 de julho de 2023 - 19:05

O 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros informou na noite desta quinta-feira (27) que manterá as buscas pelo último desaparecido na explosão em Palotina, na região oeste do Paraná, durante a próxima madrugada.

As buscas completaram 24 horas sem avanços significativos desde o início do dia. Pela manhã, cinco corpos foram retirados do local. Somados aos dois mortos encontrados na quarta-feira (26) e ao homem que morreu no hospital, o total de vítimas chega a 8.

Além disso, continuam hospitalizadas 11 pessoas feridas pela explosão de silos de armazenagem de grãos da cooperativa agroindustrial C.Vale. Os sobrevivente são tratados em hospitais de Palotina e de outras regiões.

Após uma criteriosa investigação, com apoio da cooperativa, o 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, sediado em Cascavel, concluiu que existe apenas um desaparecido. Não há vestígios da vítima nas últimas 24 horas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o local das buscas foi definido, mas a dificuldade é que a área foi soterrada por 10 mil toneladas de grãos. Em contrapartida, a máquina fornecida pela C.Vale tem capacidade para retirar 300 toneladas por hora.

“Não houve mudança nas condições. Os trabalhos permanecem sem interrupções”, disse ao Paraná Portal o major Tiago Zajac, que conduz a operação. Ele reforça que as equipes continuarão retirando os grãos mecanicamente com o intuito de localizar o desaparecido.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a prioridade está no trabalho de limpeza da área e retirada do volume de grãos.  A ação se concentra no silo 3, que armazenava milho. A operação é realizada de maneira intensa e gradual.

O parque agroindustrial da C.Vale foi visitado na tarde desta quinta-feira (27) pelo governador em exercício do Paraná, Darci Piana. “Todo mundo preocupado, consternado com essa situação. O governo faz o possível para amenizar a situação dessa gente”, disse.

A Polícia Civil do Paraná abriu um inquérito para investigar a explosão nos silos de armazenagem de grãos da cooperativa C.Vale, em Palotina. Concomitantemente, a Polícia Científica mapeia a área da tragédia para iniciar a produção do laudo pericial.

PRIMEIRA VÍTIMA DA EXPLOSÃO É VELADA EM PALOTINA

https://paranaportal.com.br/wp-content/uploads/2023/01/1690493663-saulo-da-rocha-vitima-explosao-palotina-velorio-sepultamento-1119407948.webp
Único brasileiro entre as 8 vítimas, Saulo da Rocha Batista trabalhava na C.Vale há 17 anos (Divulgação)

É velado em Palotina, na região oeste do Paraná, o corpo da primeira vítima da explosão em silos da cooperativa C.Vale. O assistente operacional Saulo da Rocha Batista morreu aos 53 anos. Ele deixa esposa e um filho de 27 anos.

Em nota, a C.Vale informou que este foi o único corpo liberado para atos fúnebres até o momento. Saulo é o único brasileiro entre os mortos. As outras sete vítimas são do Haiti. Os corpos dos trabalhadores estrangeiros aguardam liberação da Polícia Científica.

Saulo da Rocha Batista trabalhava na C.Vale há 17 anos. O corpo dele é velado na funerária Bom Jesus, em Palotina. O sepultamento está marcado para sexta-feira (28), ainda sem horário definido.

Compartilhe