Geral
Estrada da Graciosa é fechada sob risco de novos deslizamentos devido às chuvas
Roberto Dziura Jr/AEN

Estrada da Graciosa é fechada sob risco de novos deslizamentos devido às chuvas

DER/PR informa que a ocorrência de novos deslizamentos se torna propícia com o volume de chuvas e a situação do solo. Não há previsão para reabertura da estrada

Vinicius Cordeiro - quinta-feira, 5 de outubro de 2023 - 19:46

A Estrada da Graciosa (PR-410) está bloqueada para o tráfego de veículos a partir das 20h desta quinta-feira (5) devido às fortes chuvas que atingem a região. 

A informação foi divulgada pelo DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), que administra a rodovia.

Não há previsão para a liberação, visto que a previsão do tempo aponta para a continuidade das chuvas. O DER/PR aponta que vai reavaliar diariamente as condições, com base em levantamentos pluviométricos e geotécnicos do trecho.

A decisão de bloquear a Graciosa foi tomada com base nos índices pluviométricos. No trecho em obras de recuperação, foram mais de 100 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.

Isso somado aos sinais de alta saturação do solo, o ambiente se torna propício para a ocorrência de novos deslizamentos, o que colocaria em risco a segurança dos usuários.

Equipes de obras permanecem no trecho realizando serviços preventivos e paliativos, com a retomada total dos trabalhos acontecendo após as condições climáticas melhorarem.

ESTRADA DA GRACIOSA FOI BLOQUEADA POR OBRAS DE RECONSTRUÇÃO EM SETEMBRO

A rodovia ficou bloqueada por um dia na segunda metade de setembro para obras de reconstrução. O trecho do quilômetro (km) 7 ganhou nova pavimentação após ter sido atingido por deslizamentos em chuvas fortes registradas no ano passado.

O ponto mais complexo da Estrada da Graciosa é do km 11, onde as obras devem se estender por mais tempo. O trecho foi atingindo por escorregamentos de terra mais recentemente, quando uma obra emergencial já estava em andamento.

Os trabalhos tinham previsão de durar dois dias, mas foram antecipados pelo bom tempo daquela semana.

Compartilhe