Geral
Entorno do Mercado Municipal Central será revitalizado

Entorno do Mercado Municipal Central será revitalizado

Ao todo, dez quadras nas imediações do espaço gastronômico serão contempladas no projeto; obras começam na próxima semana.

Guilherme Grandi - domingo, 30 de abril de 2023 - 18:15

O entorno do Mercado Municipal Central de Curitiba passará por obras de revitalização em maio. O projeto prevê a implantação de novas calçadas e estrutura cicloviária, além de outras obras de recuperação da região central da Capital, de acordo com a prefeitura.

As obras devem começar semana que vem, no dia 8 de maio. Ao todo, dez quadras do entorno do espaço gastronômico serão contempladas no projeto desenvolvido pelo Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), com investimento público de R$ 9,7 milhões.

Ainda conforme a administração municipal, os trabalhos têm previsão de serem concluídos em oito meses. 

Etapas da obra

As melhorias no entorno do Mercado Municipal Central vão ocorre na área entre as ruas Mariano Torres, Ubaldino do Amaral, Visconde de Guarapuava e Affonso Camargo, tendo ao Centro a Avenida Sete de Setembro.

“A Sete de Setembro, no trecho desde a Praça Baden Powell até a trincheira sob a Rua Ubaldino do Amaral, será o eixo dessa transformação”, explica Rodrigo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas. De acordo com Rodrigues, as obras serão executadas em etapas, começando pela Sete de Setembro, no trecho entre Ubaldino do Amaral e General Carneiro.  

O projeto de revitalização foi concebido pelo Ippuc. Imagem: Divulgação/Ippuc

Serão feitas calçadas com faixa acessível em concreto, nova arborização, áreas de convivência e nova iluminação para pedestres, além da organização de placas e postes na área de serviços das calçadas. Uma ciclofaixa no eixo da Sete de Setembro será integrada às estruturas cicloviárias da via lenta da canaleta do Expresso e da Mariano Torres, seguindo até o eixo do Parque Ambiental.

Já a General Carneiro, transversal à Sete de Setembro, será transformada em boulevard com áreas de convivência, nova arborização e iluminação para pedestres, além de decks junto ao Mercado Municipal e uma faixa acessível em concreto, com 3 metros de largura.

No conjunto de vias, será implantada uma rede lógica e infraestrutura para futura instalação de pontos de abastecimento de veículos elétricos.

O presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado (Asceme), Cleverson Chilipak, destaca a importância da requalificação de uma região que tem o Mercado Municipal como referência.

“Esse Mercado é histórico, são 63 anos de trajetória, mais de 200 famílias que aqui defendem seu ganha-pão e o nome de Curitiba, pois este é um ponto turístico, de encontro de moradores e de preservação da memória gustativa da cidade”, disse.

Compartilhe