Geral
Eleições no Paraná terão sete mil policiais e aeronave para urnas

Eleições no Paraná terão sete mil policiais e aeronave para urnas

Logística foi detalhada em uma coletiva no Tribunal Regional Eleitoral. Polícias, Ministério Público e Justiça Eleitoral vão atuar em conjunto no estado.

Johan Gaissler - terça-feira, 27 de setembro de 2022 - 12:48

As eleições vão ocorrer durante o próximo domingo, dia 2 de outubro. No Paraná, sete mil policiais militares vão trabalhar na segurança dos locais de votação. Além disso, o estado terá uma aeronave para o transporte de urnas no final de semana, caso haja necessidade.

A logística especial foi detalhada em uma entrevista coletiva no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná). Polícias, Ministério Público e Justiça Eleitoral vão atuar em conjunto para organizar o pleito no estado.

De acordo com o comandante-geral da PMPR (Polícia Militar do Paraná), coronel Hudson Leôncio Teixeira, a preparação já ocorre há alguns meses. “Nós dividimos o nosso estado em seis regiões militares. Em cada região, 40 unidades serão responsáveis pelo policiamento”, detalha. 

A tropa de sete mil policiais militares começará a trabalhar às 7 horas da manhã de domingo, uma hora antes da abertura dos colégios eleitorais no Paraná. O expediente será encerrado quando as urnas deixarem os locais de votação.

Antônio Paim, superintendente da PRF (Polícia Rodoviária Federal) no estado, explicou que uma aeronave servirá de apoio para o transporte de urnas eletrônicas, caso haja necessidade, no sábado e no domingo. Ele afirmou, ainda, que as rodovias federais terão policiamento reforçado nesses dois dias. 

Também esteve presente Omar Gabriel Haj Mussi, superintendente da Polícia Federal no Paraná, que trabalhará junto com a PRF. “Estamos todos preparados para que tudo ocorra bem no dia das eleições”, disse.

Um acordo de cooperação técnica entre o MP-PR (Ministério Público do Paraná) e do TRE-PR prevê a conscientização da população para que o ambiente de votação seja um local pacífico, sem violência político-partidária.

O presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, afirmou que a eleição será “a melhor de todos os tempos” pelo investimento realizado.

“Investimos em tecnologia e inteligência para que o eleitorado seja bem informado sobre tudo o que fazemos. Faremos a melhor eleição de todos os tempos. Nosso compromisso é garantir que a vontade do eleitor seja respeitada”, declarou.

URNAS NO PARANÁ

No Paraná, mais de 25,8 mil urnas eletrônicas serão utilizadas nas eleições de 2 de outubro. Elas serão lacradas e distribuídas na véspera do pleito para 4,7 mil locais de votação em 399 cidades do estado.

Em 2022, os eleitores vão às urnas para votar em deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. O primeiro turno ocorre em 2 de outubro. Já o segundo turno, em caso dos cargos majoritários, acontece em 30 de outubro, caso haja necessidade.

Compartilhe