Previsão do Tempo
Com massa de ar polar, Paraná registra dia mais frio do ano
Foto: Valdelino Pontes/AEN

Com massa de ar polar, Paraná registra dia mais frio do ano

Curitiba amanheceu com apenas 5,8º C nos termômetros, e sensação térmica ainda mais baixa, de 4º C.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 29 de maio de 2024 - 07:14

O dia amanheceu gelado em todo o Paraná nesta quarta-feira (29). Uma massa de ar polar que atua sobre o Estado deixa as temperaturas significativamente mais baixas, e diversos municípios do registram o dia mais frio do ano.

É o caso de Curitiba, que amanheceu com apenas 5,5º C nos termômetros, e sensação térmica ainda mais baixa, de 4º C. Palmas, no Sul do Paraná, registrou 5,3º C às 7h, com sensação térmica de 2º C.

Guarapuava, na região Central, também registrou o dia mais frio do ano, com 2,3º C – essa, aliás, é a menor temperatura registrada em 2024 no Paraná.

O resfriamento também é sentido nos municípios da faixa Norte do Estado, geralmente mais quentes: Maringá começou a quarta-feira com temperatura de 5,2º C, enquanto em Umuarama os termômetros bateram 3,6º C, segundo o Simepar.

Em Ponta Grossa, por sua vez, a estação meteorológica registrou apenas 3,4º C, com sensação térmica de 3º C. Já a população de Cambará acordou com gelados 2,8º C nos termômetros.

“Tivemos nesta quarta-feira o dia mais frio do ano em vários setores do Paraná. Essa situação ocorre em função da presença de uma massa de ar polar, que derrubou as temperaturas. Tivemos o dia mais frio do ano em boa parte das regiões Noroeste, Norte, Campos Gerais, região de Curitiba e também no Litoral”, afirma o meteorologista Samuel Braun.

O Simepar ainda indica possibilidade de geada fraca entre o Sul, Sudoeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.

As temperaturas sobem pouco à tarde, mesmo com a presença do sol, e as máximas no Estado não ultrapassam a casa dos 20º C. Em Curitiba, os termômetros chegam aos 16º C.

Compartilhe