Últimas Notícias
Dia D da vacinação no Paraná teve 214 mil pessoas imunizadas
(Foto: SESA)

Dia D da vacinação no Paraná teve 214 mil pessoas imunizadas

Os números do balanço final superaram a meta da Sesa.

Vinicius Cordeiro - segunda-feira, 15 de abril de 2024 - 18:01

O Dia D de Mobilização para a Campanha de Vacinação Contra a Gripe no Paraná, que aconteceu no último sábado (13), teve a aplicação de 214.774 doses, sendo 165.873 doses contra Influenza e as demais de outras campanhas de rotina.

Os números do balanço feito pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) superaram a meta da Sesa, que era aplicar cerca de 200 mil vacinas em todo o Estado.

Para o Dia D, foram mobilizados cerca de 10 mil profissionais, distribuídos em aproximadamente 1,3 mil salas de vacinação.

“Estamos satisfeitos com esse resultado, é motivo de muita alegria que tenhamos ultrapassado a meta estipulada para essa campanha. Especialmente agora, com a queda das temperaturas, a população fica mais protegida contra agravos”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

O foco da campanha foi a imunização contra a gripe, contemplando em grande parte idosos, além dos demais grupos prioritários.

A população-alvo para a campanha da gripe é de 4.574.841 pessoas. Fazem parte as pessoas:

  • com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade,
  • com deficiência permanente
  • caminhoneiros
  • quilombolas
  • trabalhadores do transporte rodoviário coletivo
  • trabalhadores portuários
  • funcionários do sistema de privação de liberdade
  • população privada de liberdade

VACINAS APLICADAS NO PARANÁ

De acordo com a plataforma do Ministério da Saúde, o Paraná já aplicou 628.214 doses contra a gripe, que representa 15,88% do total.    

Já da vacina contra a Covid-19, foram registradas 19.047 aplicações na população em geral, com a vacina monovalente. Já para os imunizantes que fazem parte do calendário vacinal (vacinas de rotina), houve o registro de 29.854 doses.

Ainda de acordo com o levantamento da Sesa, foram avaliadas 129.641 carteirinhas de vacinação, em sua maioria de crianças. “Isso foi importante para a continuidade da vacinação. O nosso apelo é constante”, disse Beto Preto.

Compartilhe