Geral
Deslizamentos preocupam comerciantes do litoral em plena temporada

Deslizamentos preocupam comerciantes do litoral em plena temporada

Empresários e representantes da Feturismo cobrar celeridade para a liberação dos trechos bloqueados na BR-277, em Morretes

Redação - segunda-feira, 12 de dezembro de 2022 - 20:05

Os deslizamentos registrados desde outubro nas rodovias que dão acesso ao Litoral do Paraná preocupam os comerciantes locais, ainda mais com a proximidade da temporada de verão. As informações são da BandNews FM.

O trecho da altura do quilômetro 42 da BR-277, em Morretes, está em meia pista desde o dia 14 de outubro, quando foi registrada a primeira ocorrência de deslizamentos na área.

No dia 28 de novembro, a pista chegou a ser totalmente interditada devido a novos deslizamentos, assim como a PR-401, a conhecida Estrada da Graciosa, que também liga Curitiba ao Litoral.

Para o Presidente da Associação Comercial de Matinhos, Adriano Menine Ribeiro, é necessário que haja mais agilidade nas obras de manutenção e recuperação das pistas. “Há uma morosidade, no nosso entendimento, em promover a liberação da estrada”, avaliou.

A cobrança acompanha a Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento e Similares (Feturismo), entidade filiada à Confederação Nacional do Turismo (CNTur) para que os reparos aconteçam de maneira mais ágil.

Recentemente, a cidade de Matinhos recebeu a conclusão da primeira etapa das obras de revitalização da orla, com a engorda da faixa de areia da praia. A expectativa era que o movimento fosse ainda maior nessa temporada, com aumento na economia entre 15% e 20% para a região.

“No momento da engorda da praia, nós experimentamos um aumento significativo de turistas. Isso fez com que a nossa expectativa fosse às alturas. Infelizmente, o cenário não está se concretizando, justamente pela dificuldade de acesso ao litoral”, concluiu.

Por enquanto, o principal acesso ao Litoral do Estado é feito pela BR-277, em meia pista no local dos deslizamentos, sem previsão de liberação total. Já na Estrada da Graciosa, é esperado que o bloqueio encerre no dia 20 de dezembro.

Compartilhe