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DER renova contrato emergencial para o Ferry-boat de Guaratuba

DER renova contrato emergencial para o Ferry-boat de Guaratuba

O acordo com a Internacional Marítima, atual responsável pelo serviço e que assumiu de maneira emergencial, vence hoje (10).

Rafael Nascimento - quarta-feira, 10 de agosto de 2022 - 07:52

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) formalizou um novo contrato emergencial para a operação do ferry-boat de Guaratuba, no Litoral do estado. O acordo com a Internacional Marítima, atual responsável pelo serviço, vence nesta quarta-feira (10).

O primeiro contrato emergencial com a empresa, que assumiu o serviço de travessia em fevereiro, de forma emergencial, tinha previsão de seis meses. O segundo contrato emergencial foi assinado nesta terça-feira (9), também com a Internacional Marítima, autora da proposta mais vantajosa ao Governo do Estado. A diferença, entretanto, é que a renovação tem um prazo maior ao anterior, estabelecido em 12 meses.

Atendimento precário à população na travessia do ferry-boat

Com mais de 30 anos de atuação no segmento, a Internacional Marítima assumiu a operação da travessia do ferry-boat de Guaratuba no dia 10 de fevereiro, após o Governo do Estado romper o contrato com a empresa que prestava o serviço.

O encerramento do contrato com a BR Travessias foi motivado devido ao mau atendimento da população no ferry-boat e o consequente não cumprimento do contrato – o Governo do Paraná aplicou mais de 141 autos de infração à empresa.

À época, usuários registravam longas filas de espera para acessar as balsas, além de um tempo de travessia maior do que o normal, especialmente durante a alta temporada e feriados.

Se não normalizada, a travessia do ferry-boat teve alguns dos principais problemas reivindicativos pela população atenuados com o contrato emergencial. Mesmo assim, em março, uma das balsas ficou à deriva, voltando a operar após passar por manutenção.

A travessia é o único trajeto direto entre Matinhos e Guaratuba. Em julho, o Governo lançou um edital de licitação para a construção de uma ponte entre os municípios – projeto que é discutido há décadas e é considerado uma solução definitiva para o gargalo.

A travessia entre Matinhos e Guaratuba movimenta entre 70 mil e 100 mil veículos por mês. Na temporada de verão, o número salta para 200 mil.

 

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