defesa civil caminhões mantimentos afetados chuva matinhos pontal do paranáFoto: Roberto Dziura Jr/AEN

Defesa Civil envia mantimentos para Matinhos e Pontal do Paraná

25 alertas de chuva foram enviados para o Litoral do Estado desde sábado (20)

Dois caminhões com mantimentos foram enviados pela Defesa Civil do Paraná aos moradores de Matinhos e Pontal do Paraná, municípios do litoral afetados pela chuva, nesta sexta-feira (26).

Pontal registrou 466 milímetros de chuva entre sábado (20) e quinta-feira (25) enquanto a precipitação de Matinhos teve 334 milímetros no mesmo período. Segundo o Simepar, os números são próximos da média histórica de chuva para todo o mês de janeiro na região.

Foram enviados 200 colchões, 350 cestas básicas, 200 kits dormitórios (compostos por lençóis, fronhas, travesseiros e cobertores), 350 kits de higiene (com produtos como escovas de dente e sabonetes) e 650 kits de limpeza.

Os itens serão destinados às pessoas acolhidas em abrigos ou que tiveram suas casas danificadas pelas chuvas e alagamentos nas duas cidades.

GUARATUBA TAMBÉM SOFRE COM A CHUVA NO LITORAL DO PARANÁ

Guaratuba, que foi a cidade que registrou os maiores volumes de chuva no período, recebeu um carregamento com os kits ontem.

Guaraqueçaba também registrou ocorrências, mas até esta sexta-feira não havia solicitado assistência à Coordenadoria Estadual.

No começo de janeiro, a Defesa Civil do Paraná também realizou um treinamento com os representantes das sete cidades do Litoral para capacitar técnicos dos municípios a respeito de procedimentos relacionados a desastres naturais, como as fortes chuvas que são típicas na região nesta época do ano.

POPULAÇÃO DEVE FICAR ALERTA

A orientação é que moradores e veranistas fiquem atentos aos alertas de tempestade da Defesa Civil, que tem monitorado a situação no Paraná.

25 alertas foram enviados para o Litoral do Estado desde sábado (20), chamando a atenção para os riscos de temporais na área.

Para ter acesso ao serviço, que é gratuito, basta enviar um SMS com o CEP da sua residência para o número 40199. Para mais informações e orientações, acesse o site da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná.

Em caso de emergências, é possível ligar para o 193 e acionar o Corpo de Bombeiros.