Últimas Notícias
Curitiba vive guerra contra a dengue, diz secretária de Saúde
(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Curitiba vive guerra contra a dengue, diz secretária de Saúde

Beatriz Battistella Nadas diz que população tem dever no combate à doença.

Vinicius Cordeiro - quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 - 15:05

A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas, considera que Curitiba vive uma guerra contra ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

“O maior impacto que nós temos na nossa cidade hoje é a dengue, nós temos que trabalhar nesta guerra contra o mosquito”, disse ela em audiência pública da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Segundo os dados oficiais, Curitiba teve 349 casos de dengue – 311 importados e 38 autóctones (transmissão local) entre 1º de janeiro e 15 de fevereiro deste ano. Ou seja, a cidade já alcançou mais da metade dos registros de 2023, quando foram contabilizados 652 casos importados e 35 autóctones.

O último boletim da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) aponta que o Paraná tem 45.930 casos confirmados, sendo 40.849 autóctones e 16 mortes por dengue desde o início do atual ciclo epidemiológico, iniciado em agosto de 2023.

Além de alertar sobre o momento atual, a secretária municipal ainda disse que a população de Curitiba tem o dever de ajudar no combate à dengue.

“Se não tiver a participação do cidadão, nós vamos perder esta guerra. Não adianta fazer mutirão e acumular resíduo de novo. Não pode deixar espaço para o mosquito proliferar, […] e não há porque esperar que alguém da nossa equipe, da Prefeitura, vá lá mandar virar o vaso, virar o potinho… 75% dos focos de dengue em nossa cidade estão nos domicílios”, finaliza.

Compartilhe