Geral
Devido a alta demanda, Curitiba vai abrir 150 leitos hospitalares
Pedro Ribas/SMCS

Devido a alta demanda, Curitiba vai abrir 150 leitos hospitalares

Mais de 4 mil pessoas estão sendo atendidas por dia nas UPAs da Capital

Mirian Villa - terça-feira, 16 de abril de 2024 - 11:17

Curitiba vai abrir 150 leitos emergenciais em hospitais da cidade para atender a demanda crescente de pacientes. Com a ampliação, a capital paranaense chegará  ao total de 2.984 leitos.

Nos últimos 15 dias, foram abertos 48 leitos de enfermaria no Instituto de Medicina e 20 leitos de UTI – 10 no Hospital Municipal do Idoso e 10 no Hospital Evangélico Mackenzie.

A previsão é de que outros 22 leitos de enfermeira sejam abertos nesta semana: 12 no Hospital do Bairro Novo e 10 na Santa Casa de Colombo, na região metropolitana da capital paranaense. Já entre a próxima semana e o início de maio, serão abertos mais 60 leitos a Santa Casa de Colombo.

Conforme a Secretaria de Saúde, neste momento há um aumento de demanda e pressão no sistema de saúde causados pelos atendimentos de casos respiratórios, suspeitas de dengue e também crises hipertensivas e de glicemia nas UPAs. Os hospitais, por sua vez, têm recebido alta demanda ocasionada por traumas (principalmente acidentes de trânsito).

Segundo dados da Prefeitura, neste mês de abril, a média de pessoas atendidas nas UPAs está sendo de 4.284 por dia, 20% a mais do que a média diária do mesmo período do ano passado. Até 13 de abril, foram mais de 19.893 atendimentos por suspeita de dengue na rede municipal. Em 2023, no mesmo período, foram 477 atendimentos por conta da doença – um aumento de 42 vezes.

Fluxo nas Unidades de Pronto Atendimento de Curitiba foi alterado

Na semana passada, a Secretaria de Saúde de Curitiba alterou o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento. O fluxo em Y foi implantado, separando os atendimentos de casos respiratórios e de suspeitas de dengue dos demais atendimentos.

A instalação de tendas está prevista para esta semana nas UPAs Cajuru e Boa Vista, as mais impactadas no momento, para melhor acomodar os usuários. Além disso, cabines de teleatendimento serão implementadas nas unidades dos bairros Boa Vista, Cajuru e Sítio Cercado, para que casos leves possam ser atendidos via Central Saúde Já.

Quando procurar uma UPA?

Conforme a Saúde, à população deve priorizar o atendimento em casos leves ou não urgentes nas 104 unidades básicas de saúde. As UPAs são unidades voltadas ao atendimento de casos graves e de emergências de saúde e trabalham com um sistema de classificação de risco. Assim, aqueles pacientes com queixas mais urgentes são priorizados, enquanto os demais casos podem aguardar mais tempo.

Os curitibanos podem procurar atendimento via Central Saúde Já, para queixas leves. A Central Saúde Já funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive nos feriados. Nos sábados e domingos funciona das 8h às 20h.

Compartilhe