Geral
Curitiba testa caminhões elétricos na coleta de resíduos
Ricardo Marajó/SMCS

Curitiba testa caminhões elétricos na coleta de resíduos

Os dois veículos se juntam às ações da Prefeitura no enfrentamento às mudanças climáticas

Mirian Villa - quarta-feira, 19 de junho de 2024 - 08:24

Curitiba iniciou nesta semana o teste de caminhões elétricos na coleta de resíduos. A Prefeitura vai testar dois caminhões: um equipado com caçamba coletora de resíduos de 15m³ da Volvo e outro caminhão equipado com baú de coleta seletiva de 23m³ da empresa JAC Motors. 

O primeiro tem autonomia estimada de 150 km e possui peso bruto de 22 toneladas, o que representa uma capacidade de carregamento de cerca de 8 toneladas de resíduos em vias urbanas. Estima-se que o veículo da Volvo reduza em cerca de 60 toneladas/ano a emissão de gás carbônico lançado para a atmosfera, comparado a um caminhão movido a diesel.

Além disso, o caminhão da empresa sueca atende padrões europeus de regulamentação, como radar de detecção de pedestres, alertas sonoros e sistema de desligamento automático de bateria em caso de colisão.

Já o caminhão baú da JAC Motors possui peso bruto de 8,5 toneladas e uma autonomia estimada em 200 km. A estimativa, considerando a média de deslocamento de 50.000 km e de consumo de 0,28 litros por km, é que diminuam cerca de 42 toneladas/ano as emissões de gás carbônico.

Os dois veículos se juntam às ações e programas da Prefeitura no enfrentamento às mudanças climáticas, que estão definidas no Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas – PlanClima. O plano possui a meta de neutralidade de carbono em 2050.

Curitiba testa caminhões elétricos na coleta de resíduos (Ricardo Marajó/SMCS)

Compartilhe