Geral
Curitiba tem novos bloqueios para obras do Ligeirão Norte-Sul
Foto: Pedro Ribas/SMCS

Curitiba tem novos bloqueios para obras do Ligeirão Norte-Sul

As mudanças no trânsito ocorrem nas avenidas República Argentina e Winston Churchill, que serão rotas do Ligeirão Norte-Sul; confira.

Rafael Nascimento - segunda-feira, 4 de setembro de 2023 - 08:00

Curitiba tem novos bloqueios no trânsito a partir desta segunda-feira (4) para obras de requalificação das avenidas República Argentina e Winston Churchill, que serão rotas do Ligeirão Norte-Sul. Os bloqueios ocorrem a partir das 11h na região do bairro Capão Raso, de acordo com a Setran (Superintendência de Trânsito).

Equipes da prefeitura devem realizar obras de requalificação do asfalto, implantação de meio-fios e calçadas no entorno das estações-tubo Pedro Gusso e Santa Regina, nos próximos 15 dias. As obras ocorrem em horário comercial, sempre das 9h às 17h.

Na Avenida Winston Churchill, a interrupção no trânsito ocorrerá na via lenta, sentido bairro, no trecho entre as ruas Odair Pazello e Professor Waldir de Jesus. 

Já na República Argentina, o bloqueio será na via lenta sentido bairro, no trecho entre as ruas João Bonat e Pedro Gusso.

Em ambos os casos, a melhor opção de desvio aos motoristas que passam pela região é pela Rua Marechal Otávio Saldanha Mazza, a Rápida Centro/Bairro.

Ainda conforme a Setran, todos os pontos de bloqueio estarão sinalizados. Agentes também vão auxiliar os motoristas nos primeiros dias de bloqueio.

Obras do Ligeirão Norte-Sul

As obras do Ligeirão Norte-Sul são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), e vai ligar os terminais Santa Cândida e Pinheirinho. As melhorias acontecem a partir da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal do Pinheirinho, já na Avenida Winston Churchill, num trecho de sete quilômetros.

Foto: Luiz Costa/SMCS

A intervenção vai tornar mais rápida a viagem dos passageiros que fizerem a rota completa do Ligeirão Norte-Sul. Hoje, o Ligeirão parte do Terminal Santa Cândida e vai até a região da Praça do Japão, no Água Verde.

Ao todo, 26 estações-tubo estão sendo remodeladas ao longo do percurso. Desse total, 18 já foram requalificadas e voltaram a operar.

Após a conclusão das obras, a rota será estendida até o Pinheirinho e o tempo de viagem que hoje é de 66 minutos será feito em 50 minutos – um ganho de 16 minutos por viagem, segundo a Urbs (Urbanização de Curitiba), responsável pelo transporte público na Capital.

Compartilhe