Geral
Curitiba retoma imunização de bebês e crianças contra a Covid-19

Curitiba retoma imunização de bebês e crianças contra a Covid-19

Município deverá receber nesta terça novas doses da vacina Pfizer Baby; como as doses são limitadas, a convocação precisará será escalonada.

Rafael Nascimento - terça-feira, 7 de fevereiro de 2023 - 08:11

Curitiba retoma nesta semana a imunização de bebês e crianças de até dois anos contra a Covid-19. Hoje, a cidade deverá receber novas doses da vacina Pfizer Baby, com início da vacinação do público infantil a partir da quarta-feira (8), de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde.

O município disponibiliza a aplicação da 1ª dose da vacina para os bebês de 6 meses até 1 ano, 11 meses e 29 dias, nesse primeiro momento. Como as doses são limitadas, a convocação precisará será escalonada. Novas convocações dependerão da disponibilidade de mais doses.

“Com alegria retomamos a convocação dos curitibinhas bebês e pedimos que os pais atendam ao chamado e levem os filhos se vacinar. Vacinar é um ato de amor. Quem ama, vacina”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

Para a vacinação do bebê, é preciso agendar atendimento pelo telefone 3350-9000 da Central Saúde Já Curitiba, que funciona todos os dias, das 8h às 20h. A vacinação começa amanhã, mas já é possível marcar o horário.

A vacina será aplicada das 8h às 17h, conforme o horário agendado, em dez unidades de saúde da cidade – confira os endereços no site Imuniza Já Curitiba.

A convocação do novo grupo segue o determinando pelo Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, que determina a priorização neste momento dos bebês mais novos.

O esquema vacinal básico para este público será de três doses, sendo que a 2ª dose deverá ser aplicada num intervalo de 28 dias após a 1ª. Já a 3ª dose deverá ser aplicada num intervalo de 56 dias após a 2ª.

A vacina utilizada é a Pfizer Baby, a única liberada para esta faixa etária até este momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Vacinação simultânea

Além da dose do imunizante contra a Covid-19, as unidades de saúde de Curitiba também ofertam vacinas do Calendário Nacional de Imunização que estejam em atraso. A consulta sobre imunizantes pendentes pode ser feita pelo Saúde Já Curitiba (site ou aplicativo), acessando a aba “Carteira de Vacinação” no item “Pendentes”.

Não há mais necessidade de intervalo de 15 dias entre os imunizantes.

Compartilhe