Geral
Curitiba recebe mutirão para pessoas em situação de rua

Curitiba recebe mutirão para pessoas em situação de rua

A iniciativa busca promover os direitos dessa população, com a oferta de orientações e serviços básicos de cidadania, gratuitamente.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 17 de agosto de 2023 - 07:15

Curitiba recebe nesta quinta-feira (17) um mutirão voltado ao atendimento à pessoas em situação de rua. A iniciativa é do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e busca promover os direitos dessa população, com a oferta de orientações e serviços básicos de cidadania, gratuitamente.

A ação acontece a partir das 9h no Centro Pop Solidariedade, no bairro Jardim Botânico. No local, os participantes poderão regularizar documentos, solicitar benefícios e obter informações sobre os seus direitos de forma gratuita.

O atendimento vai até as 17h, e será feito por equipes do Ministério Público, da Defensoria Pública Estadual e Federal, do Instituto de Identificação, de Cartórios de Registros Públicos, da Junta de Alistamento Militar, do Tribunal Regional Eleitoral, da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), da Polícia Federal, da Justiça Federal e da Agência do Trabalhador.

Conforme o TJPR, o mutirão é alusivo ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, no próximo sábado (19).

Paranaenses em situação de rua e vulnerabilidade social

O Paraná conta com 11.244 pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, de acordo com registros do Cadastro Único (CadÚnico) de 2022 – o dado remete ao número da população cadastrada.

Em Curitiba, o número é de 3.087 pessoas – o maior contingente entre as capitais do Sul do país.  

Durante a ação itinerante desta quinta, equipes da Fundação de Ação Social (FAS) farão a inclusão e atualização de dados desse público no Cadastro Único, sistema do governo federal que dá acesso a benefícios sociais.

Haverá ainda orientação e atendimento jurídico, atendimento médico e laboratorial, além ainda do encaminhamento para vagas de emprego e distribuição de lanche

Os animais de estimação de pessoas em situação de rua também receberão cuidados e ração.

O Centro Pop Solidariedade faz parte da rede de proteção do município, onde a FAS mantém um complexo de atendimento à população em vulnerabilidade social.

Serviço: Ação Itinerante para Promoção dos Direitos das Pessoas em Situação de Rua

Data: nesta quinta-feira (17), das 9h às 17h
Local: Centro Pop Solidariedade – Praça Solidariedade (Rua Engenheiros Rebouças, 875 – Jardim Botânico)

Compartilhe