Geral
Curitiba realiza mutirão contra a dengue a partir desta quinta

Curitiba realiza mutirão contra a dengue a partir desta quinta

A iniciativa busca evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zyka e chikungunya.

Guilherme Grandi - quinta-feira, 2 de março de 2023 - 07:46

Curitiba realiza um mutirão contra a dengue a partir desta quinta-feira (2). A primeira etapa da ação contra a doença será realizada no bairro Cajuru.

A iniciativa das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente busca evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zyka e chikungunya.

Conforme a prefeitura, o mutirão vai contemplar uma região que margeia o Parque Linear Cajuru, na área de abrangência das unidades de saúde São Domingos e Solitude. Esta é a 77ª rodada do mutirão Curitiba Sem Mosquito, que ocorre desde 2017 e  já recolheu desde então 4,5 mil toneladas de lixo e entulho que poderiam se tornar ponto para o mosquito botar seus ovos.

Mutirão contra a dengue no bairro Cajuru

Nesta quinta (2) e sexta-feira (3), os moradores da área onde ocorrerá a ação receberão visitas dos agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orientando que tipos de materiais podem ser descartados – tudo o que, ao relento, pode acumular água e ser usado como criadouro pelo Aedes aegypti.

Os moradores podem aproveitar o fim de semana para a separação. Na segunda-feira (6) e terça-feira (7), os caminhões do departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente passam pela região para recolher os entulhos.

De acordo com a coordenadora do programa municipal de Controle do Aedes de Curitiba, Tatiana Faraco, a ação é importante considerando que 69% dos focos do mosquito identificados em Curitiba, em 2022, foram encontrados em residências.

“O que reforça a necessidade de que cada cidadão faça sua parte, enquanto a Prefeitura faz e mantém várias ações permanentes”, afirma Tatiana.

Em caso de dúvida, o morador pode ligar para o número 156 para checar se aquele profissional realmente faz parte da equipe da SMS. Todos os agentes estarão identificados com crachás com suas credenciais profissionais.

Compartilhe