Geral
Curitiba quer reduzir 50% o número de mortes no trânsito até 2030

Curitiba quer reduzir 50% o número de mortes no trânsito até 2030

Na última década (2011-2020), a prefeitura de Curitiba aponta uma redução de 42% no número de mortes no trânsito.

Redação - segunda-feira, 19 de setembro de 2022 - 20:45

O prefeito Rafael Greca afirmou nesta segunda-feira (19) que Curitiba visa reduzir 50% o número de mortes no trânsito até 2030. A meta foi anunciada na abertura da Semana Nacional de Trânsito.

“Nós vamos insistir na educação para a vida e para o trânsito. Nosso objetivo é reduzir o número de mortes em até 50% até 2030”, disse o prefeito, que fez referência também ao centenário do ex-senador e antropólogo Darcy Ribeiro, que será celebrado este ano. Ele foi um dos idealizadores do Código Brasileiro de Trânsito (CBT).

Na última década (2011-2020), a prefeitura registrou uma redução de 42% no número de mortes no trânsito. 

Além disso, Greca destacou ainda o compromisso da gestão com projetos e investimentos que privilegiem o pedestre, o ciclista e o transporte público como protagonistas no trânsito.

“Curitiba é modelo em mobilidade no país e referência nacional em trânsito”, destacou o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado, que também falou sobre a importância de se pensar no trânsito de forma compartilhada, levando em consideração a engenharia, a educação, a saúde e a gestão de tudo aquilo que acontece no trânsito.

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, disse que é importante celebrar a vida que percorre as vias da nossa cidade. “Precisamos também destacar todos aqueles que trabalham para que possamos celebrar a vida nesses espaços”, enfatizou o secretário.

“Nenhuma morte no trânsito é aceitável”, falou a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella. Segundo ela, no Brasil, 35 mil pessoas morrem no trânsito por ano, sendo registrado cerca de 95 mortes por dia.

Compartilhe