Geral
Curitiba inicia reforma na unidade de saúde Ouvidor Pardinho

Curitiba inicia reforma na unidade de saúde Ouvidor Pardinho

Uma das principais unidades de saúde da Capital, o local passará por obras pelos próximos seis meses; atendimento não será interrompido.

Redação - terça-feira, 20 de dezembro de 2022 - 08:27

Curitiba iniciou nesta semana uma ampla reforma da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, uma das principais da Capital, localizada no Centro da cidade. Os atendimentos de Saúde não serão interrompidos durante as obras, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS).

O prazo para conclusão da reforma deve ser de seis meses, conforme a prefeitura, ao custo previsto de R$ 1,041 milhão. As obras serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

“Vamos precisar contar com a colaboração da população, no sentido de entender e ter paciência, neste momento, porque serão alguns meses de obras, sem a interrupção do atendimento”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella. “Estamos trabalhando para melhor atender os nossos usuários”, completou a secretária.

Em algumas fases da obra, a SMS informou que vai montar tendas na frente da unidade e parte dos atendimentos, como consultas médicas, serão realizadas neste espaço.

A supervisora do Distrito Sanitário da Matriz, Gisele Jarek Tulio, pede especial atenção aos usuários que são cadastrados em outras unidades, para que evitem procurar a Ouvidor Pardinho, neste momento. “Logicamente, se for uma situação de urgência, o paciente será atendido. Mas, não sendo uma urgência, pedimos que o usuário procure sua unidade de referência”, disse.

Segundo Gisele, alguns atendimentos da equipe de Profissionais de Apoio Estratégico, como consultas com psicólogo e nutricionistas, serão realizados temporariamente na Unidade de Saúde Mãe Curitibana, localizada no Centro também. “Nestes casos, os usuários afetados serão avisados e orientados”, diz.

Reforma completa na Ouvidor Pardinho

Além de uma revitalização completa da unidade, está prevista a ampliação da Clínica de Odontologia, que mais que dobrará de capacidade, passando de duas para cinco cadeiras de atendimento. Haverá ainda a implantação de box individualizados, de sala de raio-x odontológico e ar condicionado na Clínica de Odontologia.

Além disso, estão previstos na reforma da unidade: 

  • revisão elétrica e hidráulica completa com substituição de tomadas, luminárias, louças, torneiras e registros; 
  • troca de cobertura do pavilhão; 
  • adequação da recepção com a criação de um guichê de atendimento; reforma na central de material esterilizado; 
  • construção de abrigo de resíduos; instalação de revestimento cerâmico, piso no elevador, ar condicionado nas salas de vacina, lavatórios para aumentar o espaço interno de algumas salas e luzes de emergência; 
  • reforma de forro de gesso acartonado; 
  • substituição das bombas do esgoto, das caixas de água, das divisórias em alguns consultórios e do piso em alguns locais; 
  • pintura interna e externa.

 

Compartilhe