Geral
Curitiba descarta um dos casos suspeitos de Coronavírus

Curitiba descarta um dos casos suspeitos de Coronavírus

A Secretaria de Saúde do Paraná descartou, na manhã desta quarta-feira (29), um caso suspeito de coronavírus em Curitiba..

Francielly Azevedo - quarta-feira, 29 de janeiro de 2020 - 08:45

A Secretaria de Saúde do Paraná descartou, na manhã desta quarta-feira (29), um caso suspeito de coronavírus em Curitiba. Até ontem, dois pacientes estavam internados em hospitais da capital paranaense com a suspeita de terem contraído a doença.

Segundo a pasta, o paciente estava com Gripe do subtipo Influenza B, que foi detectado em exames. Mesmo com o descarte do coronavírus, o paciente segue internado em isolamento no Hospital Santa Cruz, em observação.

Por meio de nota, o Hospital Santa Cruz disse que após a divulgação do caso, informou que “o paciente está em observação e isolado. A equipe médica está tomando todos os cuidados indicados pelo protocolo do Ministério da Saúde”.

CASO EM INVESTIGAÇÃO

O segundo caso de coronavírus ainda segue em investigação em Curitiba. É uma mulher, de 23 anos, que está no Hospital das Clínicas, após dar entrada em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Ela viajou para China nos últimos dias.

O internamento segue protocolo do Ministério da Saúde, em isolamento e com acompanhamento médico para a realização de exames clínicos para confirmar a presença da doença.

“Paciente com quadro de infecção respiratória leve, que se encaixa nos critérios de definição da OMS para casos suspeitos de coronavírus. Neste momento, está em avaliação a história epidemiológica da viagem”, diz a nota da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.

NO PAÍS

Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (28) que investiga outros dois casos suspeitos de coronavírus. Além disso de Curitiba, Belo Horizonte (Minas Gerais) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul) também têm casos em investigação.

Conforme o Ministério da Saúde, os pacientes em observação se enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus) estabelecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Ou seja, os pacientes apresentam febre e, pelo menos, um sinal ou sintoma respiratório. Além disso, viajaram para área de transmissão local nos últimos 14 dias.

O QUE É CORONAVÍRUS? 

A infecção causada pelo coronavírus já matou 106 pessoas — 100 casos apenas em na província de Hubei, onde fica Wuhan, considerada o ponto de partida da epidemia. Além disso, existe até o momento 4.537 infectados na China.

Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), outros 56 casos de coronavírus foram confirmados em pelos menos 18 países distribuídos em quatro continentes.

No Brasil, o Ministério da Saúde colocou o país em alerta para o risco de transmissão, mas ainda não há casos confirmados. O Paraná também adotou medidas de prevenção.

Assim como outras viroses, o coronavírus pode ser transmitido entre seres humanos pelo ar (tosses e espirros) ou pelo contato com objetos contaminados. O vírus pode se disseminar pelo ar e coloca em risco pessoas imunidade debilitada. Ainda não há um remédio específico para combater o vírus.

coronavírus tem período de incubação entre dois e sete dias, podendo chegar a 14 em alguns casos. Os sintomas se parecem com os da gripe ou resfriado comum: tosse, febre e dificuldade para respirar. Nos casos mais graves, a doença pode evoluir para pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave.

Compartilhe