Geral
Tempestade em Curitiba causa alagamentos, e famílias têm resgate com barco
(Foto: Defesa Civil)

Tempestade em Curitiba causa alagamentos, e famílias têm resgate com barco

Esse é o mês de outubro com maior precipitação nos últimos 26 anos.

Vinicius Cordeiro - domingo, 29 de outubro de 2023 - 21:22

150 pessoas, de 38 famílias, foram socorridas neste domingo (29) no bairro Caximba, em Curitiba, devido às fortes chuvas que atingiram todo o Paraná. São mais 31 mil pessoas afetadas em todo o Estado, segundo a Defesa Civil.

Das 150 pessoas, 32 delas foram socorridas com o auxílio de barco por causa do nível elevado da água. Todas ficaram desalojadas e foram para casas de parentes e amigos. 

Além do resgate, as equipes da Prefeitura distribuíram 21 colchões e 13 lonas para os necessitados.

De acordo com informações das equipes, uma gestante precisou de atendimento e foi encaminhada para o Hospital Trabalhador.  Além do resgate, as equipes da Prefeitura distribuíram colchões e lonas para os necessitados.

As equipes das administrações regionais monitoram também o nível dos rios Barigui, Formosa e Belém. 

CHUVA EM CURITIBA É A MAIOR DOS ÚLTIMOS 26 ANOS

De acordo com a Prefeitura, foram 119,4 milímetros (mm) de chuva registradas, sendo que 64 mm da precipitação foi registrada das 22h de sábado (28/10) às 7h de domingo (29/10).

Conforme os dados do Simepar, as chuvas em Curitiba bateram 559,8 mm desde o primeiro dia deste mês. A média história em outubro é de 144 mm nos últimos 26 anos, ou seja, choveu cinco vezes mais que o normal.

PARANÁ SEGUE EM ALERTA POR CAUSA DAS CHUVAS

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta laranja, que representa perigo, para todo o Paraná.

O aviso vale até às 12h desta segunda-feira (30) e prevê chuvas entre 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos, entre 60 e 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo.

Compartilhe