Geral
Curitiba amplia público-alvo da bivalente nesta terça (14)

Curitiba amplia público-alvo da bivalente nesta terça (14)

Com esse chamamento, ficam contempladas todas as pessoas com 65 anos ou mais, além daquelas que completarão essa idade no decorrer de 2023.

Ana Flavia Silva - segunda-feira, 13 de março de 2023 - 19:01

A partir desta terça-feira (14) moradores de Curitiba nascidos até 1958 podem receber a vacina bivalente contra a covid-19. Com esse chamamento, ficam contempladas todas as pessoas com 65 anos ou mais, além daquelas que completarão essa idade no decorrer de 2023.

O novo chamamento inclui mais 79.936 idosos entre 65 e 69 anos no público-alvo para receber o imunizante. Já haviam sido convocados, anteriormente, 138.554 idosos com 70 anos ou mais. No entanto, a procura pelas doses têm sido baixa e somente 22.168 pessoas compareceram até o momento, o equivalente a 16% do total.

A vacina estará disponível para o novo público e os anteriormente convocados em 107 postos de saúde, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Os endereços podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.

A Secretaria Municipal da Saúde orienta a população para que, na medida do possível, evite as unidades mais centrais, cujo movimento é maior, e priorize as UBS dos bairros.  

Veja também:

Covid: Paraná recebe 500 mil vacinas para bebês e crianças

ACAMADOS

Idosos acamados desta faixa etária receberão a vacina sem sair de casa. Aqueles que são acompanhados pelo SUS ou já receberam anteriormente a vacina como acamados devem aguardar a visita de uma equipe das unidades de saúde.

Os acamados que não são acompanhados pelo SUS e se enquadram na faixa etária convocada devem indicar a condição pelo aplicativo Saúde Já Curitiba. Na tela inicial, basta clicar na aba “Paciente Acamado” e selecionar o paciente indicado.

A SMS continua vacinando também indígenas e moradores de instituições de longa permanência diretamente nos locais. Também já foram convocados os imunossuprimidos com 12 anos ou mais, de forma escalonada. O calendário pode ser conferido aqui.

Para receber o reforço da vacina bivalente anticovid é necessário, além de se enquadrar nos critérios de convocação do público, ter tomado ao menos duas doses da vacina anticovid anteriormente e ter no mínimo 120 dias de intervalo desde a última aplicação.

BIVALENTE

A vacina bivalente é a segunda geração do imunizante, porque possui em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron, que têm registrado maior circulação nos últimos meses. Assim, a nova dose de reforço traz mais uma camada de proteção para a população vulnerável.

“Essas vacinas são consideradas mais atualizadas e, por isso, mais eficazes. Elas reduzem mais a probabilidade de quadros graves e mortes porque protegem contra a Ômicron e suas subvariantes, que estão circulando no momento”, explica o diretor de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira.

Públicos convocados até agora para reforço com a bivalente em Curitiba:

  • Pessoas nascidas até 1958
  • Imunossuprimidos com 12 anos ou mais
  • Acamados nascidos até 1958 (aplicação na residência)
  • Moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência (aplicação na residência)
  • Indígenas (pelo Distrito Sanitário Tatuquara e equipes do Consultório na Rua)
     

Compartilhe