Geral
Coronavírus no Paraná: dois casos suspeitos são investigados em Curitiba

Coronavírus no Paraná: dois casos suspeitos são investigados em Curitiba

O Paraná investiga dois casos suspeitos de coronavírus em Curitiba. A informação foi confirmada na noite desta terça-fei..

Angelo Sfair - terça-feira, 28 de janeiro de 2020 - 17:39

O Paraná investiga dois casos suspeitos de coronavírus em Curitiba. A informação foi confirmada na noite desta terça-feira (28) pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). O Ministério da Saúde já foi notificado e acompanha a situação. Além disso, foram confirmadas investigações em Belo Horizonte (Minas Gerais) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul).

A Sesa ainda mantém em sigilo a maior parte dos dados dos pacientes. Conforme a pasta, estão internados um homem de 29 anos e uma mulher de 23 anos. Ambos estiveram recentemente na China, epicentro da epidemia do Novo Coronavírus.

DOIS CASOS SUSPEITOS EM CURITIBA

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, o homem está em Curitiba a trabalho. Ele sentiu-se mal e procurou um hospital da rede privada, onde foi internado.

A mulher é moradora de Curitiba. Depois de ser atendida em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) com sintomas suspeitos, ela foi encaminhada para internamento no Hospital das Clínicas.

A coordenação de Vigilância Epidemiológica do Paraná confirmou que os dois pacientes com suspeita de coronavírus em Curitiba estão isolados.

Conforme a Sesa, não há prazo para que as investigações sejam confirmadas ou descartadas. De acordo com a pasta, a expectativa é de que a situação seja definida em alguns dias.

Neste momento, os pacientes estão em avaliação para identificação e construção do histórico de viagem. A Vigilância Epidemiológica segue o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, além de apresentar febre e algum outro sintoma respiratório (tosse ou dificuldades para respirar), é necessário saber se a pessoa esteve nos últimos 14 dias em alguma região com circulação ativa do vírus. Ou, então, se teve contato direto com outros pacientes com coronavírus.

Ontem (27), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Sesa descartaram outro caso suspeito de coronavírus no Paraná.

coronavirus, china, corona virus, arenavirus,, coronavírus, virus, virus na china, sars, plague inc, novo virus na china, coronavirus humano, o que é coronavirus, coronavirus, sintoma, oms, opas, pandemia, paraná Período de incubação do novo vírus da China é de até 14 dias. (Reprodução/Wiki Commons)

O QUE É CORONAVÍRUS? 

A infecção causada pelo coronavírus já matou 106 pessoas — 100 casos apenas em na província de Hubei, onde fica Wuhan, considerada o ponto de partida da epidemia. Além disso, existem até o momento 4.537 infectados na China.

Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), outros 56 casos de coronavírus foram confirmados em pelos menos 18 países distribuídos em quatro continentes.

No Brasil, o Ministério da Saúde colocou o país em alerta para o risco de transmissão, mas ainda não há casos confirmados. O Paraná também adotou medidas de prevenção.

Assim como outras viroses, o coronavírus pode ser transmitido entre seres humanos pelo ar (tosses e espirros) ou pelo contato com objetos contaminados. O vírus pode se disseminar pelo ar e coloca em risco pessoas imunidade debilitada. Ainda não há um remédio específico para combater o vírus.

O coronavírus tem período de incubação entre dois e sete dias, podendo chegar a 14 em alguns casos. Os sintomas se parecem com os da gripe ou resfriado comum: tosse, febre e dificuldade para respirar. Nos casos mais graves, a doença pode evoluir para pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave.

Compartilhe