Geral
Concurso da Polícia Civil teve ausência de mais de 59 mil candidatos, diz UFPR

Concurso da Polícia Civil teve ausência de mais de 59 mil candidatos, diz UFPR

Depois de quase oito meses, foi realizado neste domingo (03) o concurso da Polícia Civil do Paraná. Após um cancelamento..

Weslley Neto - UOL/Folhapress - segunda-feira, 4 de outubro de 2021 - 08:24

Depois de quase oito meses, foi realizado neste domingo (03) o concurso da Polícia Civil do Paraná. Após um cancelamento de última hora, em fevereiro, quando a aplicação das provas foi cancelada na véspera do concurso, mais da metade dos candidatos não compareceu aos locais de prova.

Segundo o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), responsável pela aplicação, dos mais de 106 mil candidatos, mais de 59 mil não fizeram as provas neste domingo, uma abstenção de 55,48% dos candidatos. A informação é da CBN Curitiba.

O concurso foi realizado em 13 cidades paranaenses: Araucária, Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Matinhos, Paranaguá, Pinhais, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.

Inicialmente, o concurso estava previsto para 21 de fevereiro apenas em Curitiba. No entanto,  horas antes da realização das provas, o Núcleo de Concursos da UFPR emitiu um comunicado suspendendo o concurso sob a alegação de falta de segurança e impossibilidade de cumprir com os protocolos de saúde por conta da pandemia da Covid-19.

Segundo o comunicado, na última checagem realizada antes da aplicação das provas, foi constatada a ausência de requisitos indispensáveis de segurança, o que poderia colocar em risco a integridade das avaliações e a saúde de todos os envolvidos.

Na ocasião, o Governo do Estado multou a instituição em R$ 1,3 milhão por não cumprir partes do contrato. O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Silvio Jacob Rockembach, disse que a suspensão das provas foi causada por falta de planejamento e organização.

Os candidatos disputaram 400 vagas, sendo 50 para delegados de polícia, 50 para papiloscopistas e 300 para investigadores. A aplicação da prova de conhecimentos específicos aos candidatos para o cargo de delegado de polícia está agendada para o dia 12 de dezembro.

Compartilhe