Geral
Com frio intenso, Curitiba estende reforço no atendimento à população de rua

Com frio intenso, Curitiba estende reforço no atendimento à população de rua

Os termômetros devem registrar mínima de 5º C neste domingo (18); as Kombis da FAS fazem a busca ativa de pessoas em vulnerabilidade, em diversos pontos da cidade.

Rafael Nascimento - sábado, 17 de junho de 2023 - 18:00

Com a previsão de queda acentuada nas temperaturas no Paraná nos próximos dias, o acolhimento social às pessoas em situação de rua seguirá reforçado em Curitiba. Os termômetros devem registrar mínima de 5º C neste domingo (18), segundo o Simepar.

Conforme a prefeitura, o reforço no atendimento seria realizado até este fim de semana, mas será mantido, pelo menos, até a noite de segunda-feira (19).

Nos espaços municipais, as pessoas acolhidas pela Fundação de Ação Social (FAS) podem dormir em camas com cobertores, tomar banho quente, receber roupas limpas e se alimentar. Animais de estimação também são acolhidos junto com seus tutores.

Esse trabalho é realizado sempre que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 8ºC. Nessas noites de frio intenso, a FAS conta com mais nove equipes para oferta de acolhimento, além do trabalho que já funciona 24 horas todos os dias.

As Kombis fazem a busca ativa de pessoas em vulnerabilidade, percorrendo diversos pontos da cidade, e também atendem às solicitações que chegarem via Central 156.

A medida visa, principalmente, evitar o risco de hipotermia, que pode ocorrer quando as temperaturas estão muito baixas.

Para atender a demanda, a prefeitura ampliou para 1.561 o número de vagas de acolhimento nos abrigos. Com isso, a Capital terá 30% mais vagas no comparativo com o mês de abril, quando houve registro das primeiras quedas de temperatura no ano e a cidade dispunha de 1.206 vagas.

Compartilhe