Geral
Com alta de casos, Cascavel declara epidemia de dengue

Com alta de casos, Cascavel declara epidemia de dengue

Procura por atendimento nas UPAs do município dobrou nas últimas semanas, sobretudo de moradores com sintomas de dengue.

Redação - quinta-feira, 14 de abril de 2022 - 11:10

A cidade de Cascavel, no Oeste do Paraná, declarou estado de epidemia de dengue. De acordo com a prefeitura, o boletim semanal da doença aponta que o município soma 1.116 casos registrados no atual ano epidemiológico. Outros 2.746 casos suspeitos aguardam resultado ou coleta de exames.

O secretário de Saúde, Miroslau Bailak, destaca que o momento é de união de todos para conter o avanço do mosquito Aedes aegytpi, transmissor da dengue e outras doenças. Segundo ele, a preocupação é com os novos criadouros.

“Se a gente interromper o ciclo do mosquito nós não teremos a fêmea contaminada transmitindo seus ovos contaminados, replicando e aumentando esses casos para  nossa população”, enfatiza.

A preocupação maior é com a sobrecarga de atendimento, tanto na atenção primária, quanto na urgência. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que normalmente atendem, cada uma, em média 220 pacientes diários, viu dobrar o número nas últimas semanas, chegando a 450. Grande parte desses atendimentos são de pessoas com sintomas de dengue.

A diretora de Vigilância em Saúde, Rozane Campiol, reforça que os cuidados precisam ser intensificados. “Foi feita uma ação local nos bairros com maior incidência e a gente observa uma diminuição de casos,  porém outros bairros começam a aparecer com maior incidência de casos”, relata.

Clair Wagner, gerente da Divisão em Saúde Ambiental, destaca a importância de a população receber os agentes de endemias e manter os cuidados. “É uma vez por semana que a pessoa precisa fazer a vistoria no quintal, que vai desde o potinho de alimentação do seu animal até a calha”, afirma.

Compartilhe