Geral
Chuva não dá trégua em Curitiba e Litoral nesta quarta-feira

Chuva não dá trégua em Curitiba e Litoral nesta quarta-feira

A região Leste do estado vem sendo castigada pela instabilidade no tempo, que contribuiu para o deslizamento de encostas em rodovias e alagamentos.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 30 de novembro de 2022 - 08:36

A chuva contínua não dá trégua em Curitiba, Região Metropolitana e no Litoral do estado nesta quarta-feira (30). A região Leste do estado vem sendo castigada pela instabilidade no tempo, que contribuiu para o deslizamento de encostas em rodovias e alagamentos.

De acordo com o Simepar, as condições de instabilidade entre a Capital e o Litoral permanecem hoje. Há previsão de chuvas fracas e moderadas ao longo do dia. “A instabilidade atmosférica prossegue no setor leste do Paraná. Com isto, algumas chuvas continuam ocorrendo na região entre a serra do mar e litoral, áreas onde as condições para queda de barreira por conta das chuvas são consideradas elevadas”, aponta o meteorologista Fernando Mendonça Mendes.

No interior não há situação de chuva significativas no momento. 

Mau tempo prejudica trabalho de resgate na BR-376

A previsão de chuvas contínuas na região litorânea é um dos principais desafios das equipes de resgate que atuam na BR-376, em Guaratuba, onde ocorreu um grande deslizamento de terra.

Esse panorama não descarta a preocupação com a ocorrência de novos episódios de deslizamento, o que amplia o risco de atuação das equipes.

As estações meteorológicas do Estado identificaram chuvas acima da média histórica para o mês de novembro em cidades do Litoral e da Região Metropolitana de Curitiba. 

Conforme o Simepar, as cidades mais atingidas foram Guaratuba, Antonina, Curitiba, Paranaguá, Guaraqueçaba e Tijucas do Sul. No total, choveu quase 900 mm a mais do que a média histórica do mês de novembro na soma de todas essas cidades:

Antonina

Mês – 433,6 mm

Série histórica para novembro – 221,4 mm

Diferença –  212,2 mm a mais

Curitiba

Mês – 167,2 mm

Série histórica para novembro – 115,1 mm

Diferença – 52,1 mm a mais

Guaraqueçaba

Mês – 489,6 mm

Série histórica para novembro – 217 mm

Diferença – 272,6 mm a mais

Guaratuba

Mês – 218 mm

Série histórica para novembro – 215,9 mm

Diferença – 2,1 mm a mais

Paranaguá

Mês – 239,2 mm

Série histórica para novembro – 119,4 mm

Diferença – 119,8 mm a mais

Tijucas do Sul

Mês – 360 mm

Série histórica para novembro – 126 mm

Diferença – 234 mm a mais

Morretes, Matinhos, Guaraqueçada e Colombo registraram alagamentos e transtornos.

Compartilhe