Geral
Chuva deixa famílias desabrigadas no Litoral do Paraná
Reprodução Facebook/Folha do Litoral News

Chuva deixa famílias desabrigadas no Litoral do Paraná

Mais de 170 pessoas foram retiradas de áreas de risco pelo Corpo de Bombeiros

Mirian Villa - quinta-feira, 25 de janeiro de 2024 - 08:33

Desde terça-feira (23), o Corpo de Bombeiros fez o resgate de 78 famílias em áreas alagadas de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral. No total, 178 pessoas foram retiradas de regiões de risco e 71 dirigiram-se para abrigos.

Conforme o Simepar, Guaratuba acumulou 338 milímetros de chuva nesta semana. Já Matinhos 193 milímetros. Nesta quinta-feira (25), a previsão de chuva para a região litorânea continua. “Os acumulados ainda podem ser representativos em alguns pontos”, detalha o sistema.

Dois deslizamentos de terra foram registrados no Litoral do Paraná: uma residência em Matinhos, sem vítimas, e na PR-412, acesso ao Ferry-Boat, em Guaratuba. A BR-277, na Serra do Mar, foi interditada após deslizamentos de terra e pedras causados pela chuva.

O Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense) arrecada roupas, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza para as famílias desabrigadas no Litoral. Entregas dos donativos podem ser realizadas na sede do programa, na Rua Hermes Fontes – 315, no bairro Batel, das 9h às 17h.

A Defesa Civil informou que realiza o monitoramento e acompanhamento da situação, recebendo informes dos órgãos de meteorologia que subsidiam o envio dos alertas à população e às estruturas locais. “Do dia 22 até hoje foram enviados 25 alertas para o Paraná sobre as condições climáticas.”

Em caso de emergência, a orientação é procurar um local seguro e ligar para o Corpo de Bombeiros no telefone 193 ou para a Defesa Civil no telefone 199.

Divulgação/Defesa Civil

Compartilhe