Geral
Churrasquinho e cerveja: médico alerta para cuidados com carne vermelha e álcool no verão
Foto: Reprodução

Churrasquinho e cerveja: médico alerta para cuidados com carne vermelha e álcool no verão

Casos de pedras nos rins aumentam 30% durante a estação mais quente do ano.

Rafael Nascimento - domingo, 24 de dezembro de 2023 - 10:15

Com a chegada do verão, é preciso evitar hábitos como o consumo de carne vermelha, alimentos salgados e a ingestão de bebidas alcoólicas. O alerta é da Sociedade Brasileira de Urologia, que estima um aumento de 30% nos casos de pedras nos rins durante o calor.

Embora o churrasquinho acompanhado de cerveja seja um hábito popular e muito apreciado durante o período de festas e calor, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado na estação mais quente do ano.

O médico urologista Paulo Jaworski lembra que a transpiração também aumenta durante os dias de calor.

“Tomar bastante líquido pra ter uma diurese mais límpida, mais clara, evitar sal em excesso nos alimentos e produtos industrializados que contêm alto teor de sódio. Isso é um grande fator para a formação de cálculos, e evitar a ingestão de proteína animal em excesso. Principalmente no verão, em que as altas temperaturas a gente tende a perder mais líquidos pela transpiração e a urina tende a ficar mais concentrada, esses hábitos ajudam a ter uma saúde renal mais favorável”, explica o urologista.

Os cálculos renais, popularmente conhecidos como pedras nos rins, causam dor aguda. Além disso, podem levar os pacientes à fila para o transplante de rim.

“O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com bastante cautela, e é até desencorajado em alguns grupos de pacientes por questões de saúde em geral. Em relação aos cálculos renais, o álcool é um vilão, pois acaba desidratando a pessoa. E essa desidratação faz com que a urina fique mais concentrada, com maior chance de formação de cálculos renais. Então é perigoso ingerir muita quantidade de álcool e não ingerir líquidos como água mineral, água de coco”, completa o especialista.

A orientação é desenvolver o hábito de tomar água ao longo do ano, não somente no verão. Chás claros e sucos naturais, sem a adição de açúcar, também podem ajudar, além da água de coco. No entanto, os chás preto e mate em excesso podem ser um fator de risco para a formação do cálculo renal.

Com informações da BandNews Curitiba.

Compartilhe