Geral
Câmara de Curitiba vota projeto para prevenir morte de bebês

Câmara de Curitiba vota projeto para prevenir morte de bebês

A iniciativa do vereador João da 5 Irmãos (União) obrigaria os hospitais e as maternidades a disponibilizar orientações sobre os primeiros socorros

Redação - domingo, 4 de junho de 2023 - 18:00

A Câmara Municipal de Curitiba discute, na sessão plenária da próxima terça-feira (6), projeto de lei com a justificativa de evitar acidentes e a morte súbita de recém-nascidos.

A iniciativa do vereador João da 5 Irmãos (União) obrigaria os hospitais e as maternidades, públicos ou privados, a disponibilizar orientações sobre os primeiros socorros em caso de engasgamento, de aspiração de corpo estranho e de asfixia.

Também seria abordada a prevenção da morte súbita dos bebês. A ideia é que a orientação seja feita durante o pré-natal ou antes da alta do recém-nascido. O projeto também determina que a lei seja afixada nos hospitais e nas maternidades, em local visível, para que os pais e os responsáveis estejam cientes do direito às orientações.

“Segundo especialistas em pediatria, é comum a ocorrência de engasgamentos com líquido, leite materno ou mesmo saliva em bebês com menos de um ano de idade. Um acontecimento comum e que pode até ocasionar a morte do recém-nascido, [mas] algo que poderia ser evitado caso os responsáveis conheçam técnicas simples e cuidados básicos de prevenção”, justifica João da 5 Irmãos. 

Se o projeto for aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito, a lei começa a valer 120 dias após a publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

*Com informações da CMC

Compartilhe