Geral
BR-277 não será liberada antes do Carnaval, confirma Governo

BR-277 não será liberada antes do Carnaval, confirma Governo

A conclusão das obras no trecho da Serra do Mar, danificado por deslizamento de pedras e terra, é estimado apenas para a semana seguinte ao feriado nacional.

Rafael Nascimento - sábado, 28 de janeiro de 2023 - 07:15

A BR-277, rodovia que liga Curitiba ao Litoral do estado, não será liberada até o Carnaval. A informação foi confirmada pelo DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), que prevê a conclusão das obras no trecho da Serra do Mar, danificado por deslizamento de pedras e terra, para 25 de fevereiro, na semana seguinte ao feriado.

Nesta semana, equipes do órgão do Governo do Estado iniciaram  serviço de contenção definitiva da encosta, nos km 39 e 41. Os trabalhos tiveram início com a perfuração dos pontos onde serão instalados os chumbadores, também chamados de grampos, no paredão rochoso do km 41 – nesse ponto será montada e fixada uma tela metálica de alta resistência, que visa evitar o escorregamento de novos sedimentos.

A tela começa a ser montada em fevereiro, com previsão de liberação total das pistas até o dia 25, caso as condições climáticas permaneçam favoráveis. A operação deverá ser concluída totalmente até o início de abril, ainda conforme o DER/PR.

Outra intervenção no trecho da rodovia foi a implantação de novos drenos, canaleta de corte e canaleta intermediária, para desviar as águas das chuvas e evitar que se acumulem nos taludes ou na pista.

O DER/PR assumiu as obras de recuperação emergencial da BR-277, nos km 39 e km 41, após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informar, em dezembro do ano passado, não ter recursos para o serviço.

Faixa-extra liberada neste final de semana

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná irá retirar o guindaste utilizado nas obras emergenciais no km 41 da BR-227, no Litoral do estado. A visa melhorar o tráfego de veículos no trecho durante o final de semana.

Atualmente, o trecho é operado com quatro pistas no km 39, três pistas no km 41 e duas pistas no km 42.

O maquinário pesado retorna ao local apenas na segunda-feira (30), ainda conforme o órgão estadual.

Os trabalhos com o equipamento estão quase concluídos, devendo ser substituído em breve por andaimes, garantindo a liberação da faixa em que ele fica estacionado.

Compartilhe