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BR-277: DER inicia trabalhos e faixa pode ser liberada na terça (20)

BR-277: DER inicia trabalhos e faixa pode ser liberada na terça (20)

Trânsito flui em pista simples após deslizamentos de terra e de pedras atingirem a rodovia que liga Curitiba ao litoral do estado.

Johan Gaissler - segunda-feira, 19 de dezembro de 2022 - 20:17

Uma faixa no quilômetro 39 da BR-277 pode ser liberada na terça-feira (20), segundo o DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná). O trânsito flui em pista simples após deslizamentos de terra atingirem a rodovia que liga Curitiba ao litoral do estado.

De acordo com o DER, a liberação está condicionada a uma vistoria, que também ocorrerá no dia 20. Nesta segunda (19), o departamento iniciou trabalhos em dois trechos da Serra do Mar, em Morretes.

Na semana passada, um acordo com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) permitiu que o Governo do Paraná realize obras nos quilômetros 39 e 41 da BR-277.

No quilômetro 39, será instalada uma nova barreira de concreto New Jersey no local bloqueado, onde serão feitas adequações para expandir a capacidade de tráfego para mais uma faixa.

Segundo o Governo do Estado, outras vistorias serão realizadas nesta semana. No quilômetro 41, a liberação de mais uma faixa está condicionada à verificação de segurança no local para usuários e funcionários da rodovia.

As análises também serão usadas para definir qual a solução utilizada nas obras. Por exemplo, solo grampeado com tela, instalação de geogrelha, ou grelha de aço de alta resistência.

Ainda na segunda-feira (19) foi realizada a limpeza das pistas e recomposição dos dispositivos de drenagem, o que garante o escoamento da água das chuvas.

TEMPO DE VIAGEM ENTRE CURITIBA E O LITORAL DO PARANÁ É DE NO MÍNIMO TRÊS HORAS

O tempo de viagem na BR-277, que liga Curitiba ao litoral do Paraná, é de no mínimo três horas. Nos trechos atingidos por deslizamentos na Serra do Mar, o trânsito flui em pista simples.

Por ser uma rodovia federal sem concessão, as obras de contenção deveriam ser de responsabilidade do DNIT, como no quilômetro 42, atingido por deslizamento de pedras em outubro. No entanto, um acordo assinado com o DER/PR permite a intervenção estadual.

“Nossa prioridade neste momento é dar trafegabilidade à rodovia. Esses escorregamentos necessitam de obras complexas, mas já estamos avaliando a melhor maneira de iniciar essas intervenções e liberar pelo menos mais uma faixa de rolamento, garantindo mais fluidez ao trânsito”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti.

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