Geral
Bloqueio do viaduto do Alto Boqueirão completa um ano

Bloqueio do viaduto do Alto Boqueirão completa um ano

O reparo na estrutura deveria durar seis meses, mas permanece interditado um ano depois; a via é um das mais importantes da região, com alto fluxo de veículos.

Rafael Nascimento - terça-feira, 14 de março de 2023 - 08:11

O viaduto do Alto Boqueirão, entre as ruas João Miqueletto e Eduardo Pinto da Rocha, sobre a linha férrea, completa um ano de interdição nesta terça-feira (14). A via é um das mais importantes da região, com alto fluxo de veículos.

À época, a Prefeitura de Curitiba havia informado que a interdição foi provocada por anomalias detectadas na estrutura em função da ação do tempo e risco de queda, segundo um levantamento contratado pelo Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba). O reparo deveria durar seis meses, ainda conforme a prefeitura.

VIADUTO SERÁ REABERTO EM 8 SEMANAS, DIZ PREFEITURA

A liberação do viaduto do Alto Boqueirão deverá ocorrer em 8 semanas. A prefeitura informou que obras de reforço estrutural permitirão a passagem de carros e caminhonetes, com no máximo duas toneladas de peso por veículo, até que a construção de uma nova estrutura seja feita ao lado do viaduto existente.

O processo para a contratação das obras de reforço estrutural está sendo feito pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, em regime emergencial, e o prazo de liberação passa a contar após o início dos serviços.

Já o projeto do novo viaduto não tem prazo para sair do papel. O projeto é desenvolvido pela equipe técnica do Ippuc.

O viaduto do Alto Boqueirão tem cerca de 50 anos e foi projetado para suportar um tráfego muito inferior ao que estava recebendo, o que contribuiu para colapsar a estrutura.

Para evitar o desabamento foram contratados projetos e executadas obras de escoramento e de reforço da estrutura, com a implantação de vigas metálicas para escorar o viaduto. Apesar disso, um ano depois o trecho permanece interditado.

Compartilhe