Bebês siameses com união rara nascem em Campo Largo, na grande Curitiba

Os bebês pesam 3,360 kg e nasceram por meio de parto cesárea, na terça-feira (27), no Hospital do Rocio

Gêmeos siameses, com união rara, nasceram na terça-feira (27), em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, no Hospital do Rocio. Os bebês pesam 3,360 kg e nasceram por meio de parto cesárea.  

A união dos gêmeos é pelo sacro, o que os caracteriza como pigópagos, o que torna o caso mais raro.

“Os gêmeos idênticos são provenientes  de um único ovo que acaba se dividindo, e quando essa divisão não ocorre completa, acaba ficando unido por uma parte. O mais comum são os xifópagos, que são unidos pelo externo que  é o osso que  a gente tem bem no meio do tórax. Além de gêmeos unidos já  ser uma coisa muito rara, o fato da união ser pelo sacro  é ainda mais raro”, afirma a médica que liderou a equipe do parto, Dra. Marina Nunes Machado.

Em nota o hospital afirma que  “A equipe de médicos, cirurgiões e especialistas em saúde do Rocio, hospital localizado na região metropolitana de Curitiba, está trabalhando em estreita colaboração para avaliar a situação dos bebês e determinar o plano de tratamento mais adequado para eles. Estamos comprometidos em oferecer todo o suporte e cuidado necessário para garantir o bem-estar dos gêmeos siameses”.

O hospital ressalta ainda que “identidades e detalhes médicos estão sendo mantidos em sigilo por respeito à privacidade da família” pois eles “são um exemplo raro da complexidade da medicina e da força do espírito humano”. 

 

Foto: divulgação/ Hospital do Rocio