Geral
Anvisa descarta infecção por coronavírus no litoral do Paraná

Anvisa descarta infecção por coronavírus no litoral do Paraná

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) descartou qualquer possibilidade de infecção pelo coronavírus no Par..

Redação - segunda-feira, 27 de janeiro de 2020 - 19:33

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) descartou qualquer possibilidade de infecção pelo coronavírus no Paraná. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (27), após a realização exames clínicos em um tripulante do navio Great Praise, com bandeira da China, que está atracado no Porto de Paranaguá. O novo vírus foi identificado pela primeira vez no mês passado, na província de Wuhan, e já matou pelo menos 81 pessoas.

O temor da proliferação do coronavírus em território brasileiro surgiu após um dos trabalhadores do navio chinês apresentar um quadro febril. Apesar disso, segundo a APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), o tripulante não tinha nenhum outro sintoma que ligasse o quadro de febre à nova doença. Assim, o homem foi liberado dos exames aos quais seria submetido na tarde desta segunda-feira (27).

Após descartar a possibilidade de infecção por coronavírus e receber o aval da Anvisa, a APPA decidiu liberar o navio Great Praise, da China, para prosseguir viagem nesta terça-feira (28).

ENTENDA:

Paraná esclarece boato sobre caso de coronavírus no Porto de Paranaguá

OMS corrige avaliação e aumenta classificação de risco internacional

ANVISA E SESA NEGAM CORONAVÍRUS NO PARANÁ

Além da Anvisa, a circulação do novo vírus no Paraná também foi descartada pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). Por meio de nota, a pasta reforçou que “só são considerados suspeitos pacientes que apresentem todos os sintomas compatíveis com o Coronavírus (febre alta, tosse e dificuldade respiratória)”.

Além disso, só são consideradas suspeitas pessoas “com histórico de passagem por lugares com transmissão local (Hubei e Guandagdong), ou aquelas que tiveram contato direto com pessoas contaminadas.

A Portos do Paraná, por meio de nota, também informou que continua em contato direto com o posto da Anvisa no Porto de Paranaguá e com as secretarias da saúde do estado e do município.

Compartilhe