Aeroportos
Afonso Pena é o quinto no País em volume cargas importadas
Foto: repdoruação/ CCR Aeroportos

Afonso Pena é o quinto no País em volume cargas importadas

Em um ano o terminal movimentou quase 14 milhões de toneladas de cargas

Francine Lopes - sexta-feira, 17 de novembro de 2023 - 13:58

O Aeroporto Internacional Afonso Pena se tornou o quinto maior do país em volume de produtos importados, atrás apenas dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos, Galeão e Manaus. O crescimento foi registrado desde que a CCR Aeroportos assumiu a concessão em abril de 2022. 

Em outubro de 2023 foi lançada uma nova rota cargueira, com duas frequências semanais. Operado pela LATAM Cargo, o voo, realizado com aeronaves modelo Boeing 767-300F, com capacidade para transportar 100 toneladas semanalmente, parte do Aeroporto de Amsterdã – Schiphol (AMS) e tem como destino final a capital paranaense. A rota  faz escalas em Frankfurt e Miami, de onde também é possível o envio de cargas ao Brasil.

Esta adição estratégica à rede de transporte de carga do aeroporto visa fortalecer a conexão entre a Europa e a América do Sul, com Curitiba desempenhando um papel central na distribuição de produtos para  o Sul do Brasil.

Em entrevista à colunista da rádio BandNews FM Curitiba, Mirian Gasparin, a gerente de cargas da CCR Aeroportos, a executiva Lilian Françoso,  explicou que este crescimento se deve ao aumento de quatro para nove voos de carga internacionais por semana, além da elevação no número de rotas, frequência de pousos e decolagens. Os investimentos em tecnologia aumentaram a confiabilidade do aeroporto, que passou a ser procurado como mais interesse por empresas logísticas internacionais.

A gerente da CCR Aeroportos  disse ainda, à colunista, que o setor de cargas do Afonso Pena deve crescer ainda mais, pois tem demanda para dobrar o número de cargueiros. Segundo a executiva, 65% de todo o volume importado pelas empresas paranaenses ainda é realizado pelo Aeroporto de Guarulhos. E é buscando reconquistar essas cargas, que a concessionária vem mantendo entendimentos com as empresas importadoras do Paraná.

Outro ponto importante para a atração de novas companhias aéreas e aviões cargueiros é o incentivo oferecido pelo governo paranaense por intermédio  da Invest Paraná.  As companhias recebem um tratamento diferenciado no recolhimento do ICMS que incide sobre o querosene de aviação civil. Em contrapartida, as empresas devem cumprir uma série de requisitos em prol do fortalecimento da aviação civil no Estado.

Em relação à movimentação, em um ano, ou seja, de setembro de 2022 a setembro de 2023, o terminal de cargas do Afonso Pena movimentou quase 14 milhões de toneladas de cargas, ou mais de um milhão de toneladas mensais.

Segundo gerente de cargas da CCR Aeroportos, atualmente, do total do volume de cargas importadas, 32% pertencem a indústrias do setor farmacêutico; 23% se referem a maquinário; 14% eletroeletrônicos; 6% são cargas para o setor automotivo e 3% se referem a produtos para a indústria alimentícia.

Por fim, Lilian Françoso, destaca o bom momento do aeroporto de Curitiba no segmento logístico nacional. De acordo com a executiva, graças ao trabalho realizado pela CCR Aeroportos em parceria com a Pac Log, administradora do terminal de cargas, o Afonso Pena foi transformado num hub de destaque para o setor de importações brasileiro. A expectativa é consolidar o terminal como uma opção de grande valia para companhias de todas as partes do mundo.

Por: BandNews FM Curitiba 

Compartilhe