Geral
Ações da Prefeitura previnem efeitos das mudanças climáticas em Curitiba
Ricardo Marajó/SMCS

Ações da Prefeitura previnem efeitos das mudanças climáticas em Curitiba

A Prefeitura realiza obras para reduzir a possiblidade de enchentes em caso de chuvas intensas

Lorena Pelanda - quinta-feira, 9 de maio de 2024 - 12:23

A tragédia do Rio Grande do Sul coloca em alerta os efeitos das mudanças climáticas em várias regiões, como Curitiba. Desde 2017, a capital paranaense está comprometida com ações que buscam minimizar os efeitos de tempestades, por exemplo.

De acordo com o vice-prefeito Eduardo Pimentel, entre as ações estão o plantio de árvores e inovação no transporte coletivo. “Temos investido em micro e macrodrenagem e, nos últimos quatro anos, plantamos 450 mil árvores no município. Investimento na mudança do diesel para o elétrico nos ônibus do transporte coletivo, as bicicletas elétricas compartilhadas, entre outros”, detalha.

Pimentel afirma que Curitiba também conta com um fundo para ser usado em caso de emergência. “Curitiba há quatro anos e meio desenvolveu o fundo municipal de emergência, que tem cerca de R$ 150 milhões depositados para que seja usado em momentos de catástrofe. A gente vem se preparando para isso, esperamos que nunca aconteça”, finalizou.

Além das ações previstas no PlanClima, a Prefeitura tem realizado obras para reduzir a possibilidade de enchentes em caso de chuvas intensas. Ao todo são 30 obras de macrodrenagem, sendo que 16 delas foram iniciadas e concluídas em um ano.

Neste momento, as obras ocorrem em seis bacias hidrográficas: rios Passaúna, Belém, Barigui, Atuba, Iguaçu e Ribeirão dos Padilha.

Compartilhe