Geral
Abrigos de Curitiba acolheram 1.366 pessoas
Jose Fernando Ogura/SMCS

Abrigos de Curitiba acolheram 1.366 pessoas

Capital paranaense dispõe de hotéis sociais, unidades de acolhimento, república e apartamento social

Mirian Villa - sábado, 1 de junho de 2024 - 10:53

Nesta sexta-feira (31), 1.366 homens e mulheres foram acolhidas pelos abrigos da FAS (Fundação de Ação Social) de Curitiba. O número foi semelhante aos cerca de 1.300 da noite anterior, de quinta-feira (30). Na capital paranaense, os termômetros chegaram aos 10,2ºC na madrugada de hoje.

Conforme a FAS, apesar do número expressivo de pessoas em situação de rua acolhidas, muitos aceitaram apenas um cobertor e disseram que irão para os abrigos no dia seguinte. Curitiba dispõe de 1.544 camas nos abrigos, oferecidas em 32 unidades.

Nos locais, as pessoas recebem proteção para dormir, alimentação, local para higiene e roupas limpas. Entre os espaços estão casas de passagem, que funcionam de porta aberta para busca espontânea, além de unidades de acolhimento, hotéis sociais, república e um apartamento social que conta com oito vagas para atender famílias.

Além das baixas temperaturas, a Operação Inverno 2024 coordenada pela fundação, que dura até novembro, também foca nos períodos de chuva intensa, que aumentam a sensação de frio e comprometem a saúde das pessoas em situação de rua.

Durante as ações, as equipes de abordagem social realizam buscas ativas em áreas preestabelecidas com alta concentração de pessoas em situação de rua e atendem solicitações recebidas pela Central 156. Durante o dia, a abordagem é feita pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social nas regionais e pela CES nos demais horários noturnos.

Compartilhe