Rodovias
PR-170 é liberada parcialmente em Pinhão, na região Centro-Sul
(Divulgação/DER)

PR-170 é liberada parcialmente em Pinhão, na região Centro-Sul

O bloqueio total da PR-170 pode ser retomado caso as chuvas voltem a cair em grande volume

Vinicius Cordeiro - quinta-feira, 7 de dezembro de 2023 - 16:29

O quilômetro (km) 467 da PR-170, na região da Curva da Ferradura, foi liberada parcialmente pelo DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) com o sistema pare-e-siga, utilizando o acostamento. O local fica no município de Pinhão, na região centro-sul do Estado.

A decisão foi tomada após sondagens e análises geotécnicas, que demonstraram condições de estabilidade o suficiente para permitir a liberação parcial.

Contudo, a PR-170 tem riscos de ser bloqueada novamente caso as chuvas voltem em grande volume, o que aumenta os riscos de novos escorregamentos de material e danos ao pavimento.

As primeiras atividades para recuperação do trecho foram iniciadas, com abertura do caminho de obras ao lado da pista para passagem de maquinário, equipamentos e pessoal até os pontos atingidos.

Com isso, usuários podem seguir até a Usina Hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha Netto diretamente pela rodovia.

BLOQUEIO TOTAL DA PR-170 EM BITURUNA

Ainda na PR-170, em Bituruna, na região Sul, permanece o bloqueio total devido a danos semelhantes em pontos múltiplos, estando liberada a passagem para o tráfego local apenas.

 A PR-170 teve rachaduras, deslocamento de taludes, danos no sistema de drenagem e escorregamentos de materiais em novembro, em trechos em Pinhão e Bituruna. Isso levou ao bloqueio inicial da rodovia, situação que agora começa a ser amenizada, com obras de recuperação devendo devolver a normalidade aos trechos nos próximos meses.

Compartilhe