Sem categoria
Gripe Aviária: Paraná investiga novo caso suspeito em pombo de Antonina

Gripe Aviária: Paraná investiga novo caso suspeito em pombo de Antonina

Todos os casos de gripe aviária confirmados até o momento envolvem aves silvestres. No domingo (2), o Paraná descartou as três primeiras suspeitas em granjas

Redação - terça-feira, 4 de julho de 2023 - 11:00

O Ministério da Agricultura e Pecuária investiga um novo caso suspeito de gripe aviária no litoral do Paraná. Desta vez, a suspeita recai sobre um pombo encontrado em Antonina.

Dessa forma, duas investigações seguem ativas no Paraná. Além deste pombo em Antonina, os técnicos do governo federal também aguardam os exames relacionados a uma coruja-buraqueira em Matinhos, também no litoral.

O estado tem cinco casos confirmados até o momento: três em Pontal do Paraná (duas aves da espécie trinta-réis-real e uma gaivota-maria-velha), um na Ilha do Mel (trinta-réis-real) e um em Antonina (trinta-réis-real).

Todos os casos de gripe aviária confirmados até o momento envolvem aves silvestres de vida livre.

No último domingo (2), foram descartados os três primeiros casos em granjas comerciais. Eram duas galinhas em Dois Vizinhos e uma galinha em Nova Prata do Iguaçu, todas na região sudoeste.

Por fim, foi descartada uma suspeita de gripe aviária envolvendo uma coruja-buraqueira de Pontal do Paraná.

CASOS NO PARANÁ

  • Casos confirmados: 5 (aves silvestres de vida livre)
  • Casos em investigação: 2 (aves silvestres de vida livre)
  • Casos descartados: 4 (uma ave silvestre e três galinhas de granjas comerciais)

GRIPE AVIÁRIA: ORIENTAÇÕES

Embora sejam raros os casos em humanos, a gripe aviária é uma preocupação constante para a Indústria Avícola do Paraná. Afinal, o estado é o maior produtor de frango do Brasil, sendo responsável por quase 40% das exportações de carne deste tipo.

Em nota técnica, a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) orienta que todos os casos suspeitos sejam reportados ao órgão. O produtor aviário pode acionar os técnicos em qualquer unidade física da Adapar ou pela internet.

Segundo a agência, aves com andar cambaleante ou girando em seu próprio eixo devem ser isoladas. Outros sintomas da gripe aviária são sinais clínicos nervosos e dificuldade de respiração.

Compartilhe